10/09/2015 às 16:02, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Concurso premiará as melhores merendas do Brasil

As cinco receitas mais saborosas ganharão R$ 5 mil cada uma e viagem internacional. Inscrições abrirão no sábado (12) apenas para profissionais de escolas públicas

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília


. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Nilza Gonçalves da Silva, de 61 anos, garante que tem alguns segredos para deixar os pratos ainda mais saborosos. Ela é uma das candidatas ao concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, que vai premiar a merenda mais gostosa do Brasil.

Merendeira há cinco anos, tia Nilza, como é chamada pelos estudantes do Centro de Ensino Fundamental 2 da Estrutural, adianta que faz uma galinhada imbatível, mas não revela se será essa a candidata no torneio. “Não conto por nada”, diz a moradora de Taguatinga e completa: “Não quero correr o risco de me copiarem.”

Organizado e financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pelo Ministério da Educação, o concurso foi lançado na manhã desta quinta-feira (10), na escola onde Nilza trabalha, e contou com a presença do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg. “Essa iniciativa enaltece uma atividade fundamental para a educação”, enfatizou o chefe do Executivo.

Brasília tem 657 escolas públicas, sem contar as creches e os centros de línguas. Diariamente são distribuídas cerca de 520 mil merendas feitas por mais de 2,2 mil profissionais.

Os participantes concorrem a cinco prêmios de R$ 5 mil cada um e cinco viagens internacionais — uma para cada região do Brasil —, além de kits para manipulação de alimentos, com touca e avental personalizado.

Etapas
As merendeiras de escolas públicas que quiserem participar podem inscrever a receita no site do concurso de 12 de setembro (sábado) a 25 de outubro. Não é necessário enviar vídeo.

A primeira etapa da disputa será eliminatória: as escolas deverão preencher requisitos do Programa Nacional de Alimentação Escolar, como, por exemplo, ter nutricionista cadastrado no FNDE e contar com 30% dos alimentos vindos da agricultura familiar.

Na sequência, ocorrerão as fases estaduais, com a seleção das cinco melhores receitas em cada unidade da Federação. Logo após, três serão escolhidas na semifinal regional. A final será em Brasília, em 17 e 18 de dezembro.

Além do governador, participaram do lançamento do concurso o ministro da Educação, Renato Janine; o secretário de Educação do DF, Júlio Gregório; o presidente do FNDE, Idilvan Alencar; e o administrador da Estrutural, Evanildo Macedo.

Veja a galeria de fotos: