Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
14/09/2015 às 19:06
Em sessão fechada para convidados, será exibido o novo longa-metragem do cineasta paraibano Walter Carvalho
A partir desta terça-feira (15), as 619 poltronas do Cine Brasília serão ocupadas por diretores, atores, produtores e entusiastas da sétima arte, todos prontos para os oito dias do 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro — para o qual foram providenciadas cem cadeiras extras.
Na solenidade de abertura da programação, haverá a estreia nacional de Um Filme de Cinema (2015), do diretor Walter Carvalho, em exibição para convidados às 20h30. O documentário traz depoimentos do romancista e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna e de cineastas de várias gerações como o argentino Hector Babenco (O Beijo da Mulher-Aranha, 1984); o polonês Andrzej Wadja (O Homem de Ferro, 1981); o húngaro Benedek Fliegauf (Dealer, 2004); o norte-americano Gus Van Sant (Milk, 2008); o brasileiro Júlio Bressane (Filme de Amor, 2003); o moçambicano radicado no Brasil Ruy Guerra (Os Cafajestes,1962); e o ator italiano Salvatore Cascio (Cinema Paradiso, 1988). Os profissionais apresentam uma reflexão sobre a arte cinematográfica por meio dos questionamentos: “Por que você faz cinema?” e “Para que serve o cinema?”.
Até 22 de setembro o público poderá participar de lançamentos, palestras, mesas de debate, e é claro, da mostra competitiva, que distribuirá troféus Candango em 24 categorias. Veja a programação completa das outras atividades.
Perfil
Nascido em 1947 em João Pessoa (PB), o fotógrafo e cineasta Walter Carvalho começou no mundo da sétima arte por meio da fotografia sob influência do irmão Vladimir Carvalho — cineasta homenageado por jovens selecionados para o 1º Festival de Curtas-Metragens das Escolas Públicas, parte da programação do evento.
Aos poucos, Walter Carvalho assumiu outros projetos e tornou-se diretor de cinema. Seu trabalho tem como característica as transformações sociais, políticas e culturais pelas quais o País passou nas últimas décadas. A obra do cineasta conta com mais de 80 títulos, entre eles, Brincante (2014); Raul — O Início, o Fim e o Meio (2012); Budapeste (2009); Moacir Arte Bruta (2005); Cazuza — O Tempo não Para (2014); Lunário Perpétuo (2003) e Janela da Alma (2001).
Um Filme de Cinema
15 de setembro (terça-feira)
Às 20h30
Cine Brasília (EQS 106/107, Asa Sul)
Classificação:14 anos
Ficha técnica
Documentário, 111 minutos, Rio de Janeiro, 2015
Direção e roteiro: Walter Carvalho
Fotografia: Lula Carvalho e Pablo Baião
Montagem: Isabel Castro
Produção executiva: Marcello Ludwig Maia
Som: Stuart Deutsch, Ives Rosenfeld, Romeu Quinto, Leandro Lima, Evandro Lima, Felippe Mussel, Lucas Pablo Ulecia Sanz, Álvaro Correia, Marcel Costa e George Saldanha
Trilha sonora: Eric Ribeiro
Música original: Guilherme Vaz e Marco Antonio Guimarães
Elenco: Béla Tarr, Ruy Guerra, Júlio Bressane, Lucrécia Martel, José Padilha, Benedek Fliegauf, Jia Zhangke, Gus Van Sant, Ken Loach, Ariano Suassuna, Karin Aïnouz, Andrzej Wadja, Hector Babenco, Asghar Farhadi e Salvatore Cascio
Leia também:
Cultura divulga os 18 competidores do festival de Brasília
Festival de cinema de Brasília vai muito além dos filmes concorrentes
Pela 1ª vez, festival de Brasília traz mostra de coproduções internacionais