18/09/2015 às 21:56

Blecaute afeta sistema de abastecimento de água em Brasília

Caesb orienta a população a reduzir o consumo até que o problema seja sanado. Jardim Botânico e São Sebastião estão entre as áreas mais prejudicadas

Por Jade Abreu, da Agência Brasília

A falta de energia entre as 15h30 e as 17h15 desta sexta-feira (18) fez com que o abastecimento de água de Brasília ficasse prejudicado. De acordo com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), a população deverá fazer uso racional do insumo nesta sexta e, na medida do possível, no fim de semana.

Segundo a Caesb, as áreas mais afetadas são a Fercal, o Jardim Botânico, São Sebastião e o Setor de Mini Chácaras de Sobradinho. A companhia ressaltou que a economia de água é importante para a normalização do abastecimento.

Incêndio
A Companhia Energética de Brasília (CEB) informou que um incêndio sob duas linhas de transmissão que conectam estações do Sistema Interligado Nacional de Furnas fez com que 48% de Brasília ficasse sem energia. De acordo com a CEB, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) pediu que a companhia reduzisse a carga.

A CEB informou que o serviço começou a ser restabelecido após determinação do ONS. Segundo a companhia, às 17h15, o fornecimento já tinha voltado à normalidade. A CEB informou ainda que 339 mil unidades consumidoras de energia foram afetadas em Brazlândia, Ceilândia Norte, Gama, Lago Sul, Mangueiral, Paranoá, Planaltina, São Sebastião e Sobradinho.

Metrô
Durante o apagão, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) ficou sem operar por volta de uma hora. Nesse período, os trens não circularam por motivo de segurança, e as pessoas tiveram que evacuar os vagões.

O Metrô-DF informou ainda que, após a energia ter sido restabelecida, três composições apresentaram falhas e não voltaram aos trilhos. Dessa forma, o tempo médio de espera nas estações aumentou três minutos. Ainda não há previsão de quando a situação estará normalizada.