18/09/2015 às 22:51, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Lago Norte festeja aniversário de 55 anos

Shows de bandas de rock, aulas de ioga e apresentações musicais com presença de bikefoods são alguns destaques da programação

Por Da Agência Brasília, com informações da Administração Regional do Lago Norte


. Foto:Tony Winston/Agência Brasília

Atualizado em 22 de setembro de 2015, às 17h47

A Administração Regional do Lago Norte adiou, sem previsão de nova data, a inauguração da Praça da Acessibilidade, por conta da manifestação de servidores programada para quinta-feira (24), dia inicialmente agendado para o evento. 

lago norte 55anos AgenciaBrasiliaO Lago Norte dedica o mês de setembro para comemorar os 55 anos da região administrativa. O aniversário é em 10 de janeiro, mas, por se tratar de um mês de férias, quando muitos moradores viajam, a administração regional adiou a data. O objetivo é permitir que uma quantidade maior de pessoas participe dos eventos. Como o governo de Brasília atravessa uma fase de grave dificuldade financeira, a administração fechou parcerias com órgãos públicos e com o comércio local para promover a comemoração. As atividades programadas são gratuitas e abertas à comunidade.

Algumas já ocorrem ao longo do mês, a exemplo da Semana do Lago Limpo. A iniciativa é uma parceria com a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) que teve início no dia 14 e termina neste sábado (19). Entre as atrações, estão campeonato de stand up paddle (espécie de remo em pé em uma prancha), oficinas de reciclagem e exposição fotográfica. A criançada terá uma programação especial, com brinquedos infláveis, algodão-doce, pula-pula.

No domingo (20), o Parque Vivencial II será palco para o Rock na Ciclovia. Os shows começam a partir das 14 horas, com as bandas O feliz amor felino, Noa, Metrópole locomotiva, Phonopop e Detrito Federal. A partir das 10 horas, food trucks estarão no local.

Com data de inauguração a ser definida, os moradores ganharão a Praça da Acessibilidade, na QI 3, próximo ao Centro de Saúde nº 10. Ao lado de um parquinho e de um ponto de encontro comunitário, o novo espaço terá aparelhos para exercícios físicos adaptados a cadeirantes. A estrutura foi doada por uma empresa do Paraná.

As celebrações do aniversário do Lago Norte seguem até o último sábado do mês (26), quando ocorre Sons do Cerrado, com apresentações musicais e a presença de food trucks, bikefoods (bicicletas customizadas para venda de comida), aulas de ioga.

Além da administração regional, o evento comemorativo tem o apoio do Instituto Brasília Ambiental e das Secretarias de Gestão do Território e Habitação, do Meio Ambiente e de Cultura.

História
Originalmente, a região administrativa tinha o nome de Península Norte. Porém, em função do Lago Sul, passou a se chamar Lago Norte, para guardar a mesma equivalência com as Asas Sul e Norte. Banhada pelo Lago Paranoá — ponto de referência para as nomenclaturas das quadras: do lago (QL) e internas (QI) —, tem população estimada em 34,4 mil habitantes, de acordo com a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios de 2014, da Companhia de Planejamento do Distrito Federal. A renda per capita, segundo o levantamento, é de R$ 4.985,44.

Da administração regional, no Centro de Atividades 5, à Rodoviária do Plano Piloto, são cerca de 12 quilômetros. Para quem usa transporte coletivo, no sistema de busca de linhas de ônibus do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), pode-se encontrar as opções que passam pela região.

Leia também:

Semana Lago Limpo tem início na segunda-feira

Veja a galeria de fotos: