18/09/2015 às 16:37

Limpeza das bocas de lobo avança na Asa Norte

Tesourinhas ficam parcialmente interditadas enquanto as equipes da Novacap fazem o trabalho de desobstrução que visa evitar alagamentos

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

A partir de segunda-feira (21), a limpeza das bocas de lobo das tesourinhas da Asa Norte chega à altura das quadras terminadas em 5 e 6. De acordo com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), a operação, que começou nesta semana pelos últimos acessos entre o Eixo Rodoviário e os eixinhos, concluiu o serviço até as quadras com final 7.

Motoristas e ciclistas que utilizam as vias precisam ficar atentos. Com o apoio do Departamento de Trânsito (Detran), as tesourinhas são parcialmente interditadas durante o trabalho de desobstrução. Os órgãos envolvidos recomendam que os usuários saiam mais cedo ou tracem caminhos alternativos.

O bloqueio das vias de acesso às tesourinhas ocorre entre 8 e 14 horas. De acordo com a Novacap, esse tempo de serviço durante o dia pode ser menor a depender da quantidade de lixo, de chuvas em excesso ou de baixa umidade do ar, que geram dificuldades para a atuação dos trabalhadores. A limpeza é feita durante os dias úteis e visa à economia dos cofres públicos, ao evitar o pagamento de hora extra e adicional noturno.

Por causa dos fatores citados, não se fala em meta diária de galerias ou bueiros limpos. “O objetivo é limpar o máximo possível de bocas de lobo por dia”, resume o presidente da companhia, Hermes de Paula. Ele reforça que a programação partiu do fim da Asa Norte com o objetivo de chegar mais rápido às tesourinhas críticas, que ficam na altura das quadras terminadas em 10 e 12, e evitar problemas como entupimentos e consequentes alagamentos.

Quanto à primeira semana de atuação, ainda não existe um balanço fechado, mas a Novacap estima que cerca de 5 toneladas de entulhos são retiradas diariamente em todo o Distrito Federal. Além da equipe que trabalha nas tesourinhas do Plano Piloto, há uma em Ceilândia e outra no Setor Militar Urbano. Os trabalhadores encontram mais que terra trazida pela água pluvial: existem animais mortos, faixas, tecidos, partes de bicicletas, sacos plásticos e caixas de suco ou leite, entre outras coisas.

Asa Sul
O governo espera concluir a retirada de lixo e entulho na Asa Norte durante a próxima semana e seguir para a Asa Sul, onde o trabalho também será iniciado pelas últimas quadras.

O serviço de desobstrução de pontos críticos do Plano Piloto já ocorreu no Setor Comercial Sul e no Setor de Autarquias Sul e ainda vai passar pelos Setores Bancários Sul e Norte, pelos setores de Autarquias e Comercial Norte e pelas avenidas W2 Sul e Norte.

Veja a galeria de fotos: