01/10/2015 às 13:57

Lançada nesta quinta-feira a Carteira de Trabalho digital

Distrito Federal é a quinta unidade da Federação a adotar o documento gratuito e mais seguro

Por Rafael Alves, da Agência Brasília


. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Atualizado em 1º de outubro de 2015, às 12h43

A partir desta quinta-feira (1º), quem precisar tirar a Carteira de Trabalho e Previdência Social poderá obter o documento digital e gratuito. A nova versão foi apresentada na manhã de hoje, na Agência do Trabalhador do Setor Comercial Sul. Mais segura, tem registro biométrico e validade nacional. As fotos são tiradas na hora, e a identificação biométrica (por meio das pontas dos dedos) é feita no momento da emissão.

O sistema permitirá reconhecer fraudes, como inclusão de dados falsos no documento ou pedidos irregulares de benefícios trabalhistas. As novas carteiras também terão dados cruzados com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho, com o sistema de validação do Programa de Integração Social (PIS) da Caixa Econômica Federal e conexão com outras secretarias de Trabalho. Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará e agora o Distrito Federal estão interligados na rede.

“Com a carteira nova, o trabalhador não precisa mais correr atrás das empresas para comprovar tempo de serviço e passa a ter um documento com validade nacional e que equivale à Carteira de Identidade”, comemora o secretário do Trabalho e do Empreendedorismo, Thiago Jarjour. “A maior diferença é no quesito segurança, tanto para o trabalhador quanto para o empregador.”

Emissão
Com a modernização, o documento deixa de ser confeccionado no Na Hora e passa a ser emitido nas 16 Agências do Trabalhador do Distrito Federal. Por enquanto, apenas as localizadas no Plano Piloto, no Guará e em Taguatinga estão aptas a providenciar a emissão imediata. Nas demais, o documento será entregue em até 15 dias úteis. Funcionários da Secretaria do Trabalho e do Empreendedorismo passaram por treinamento antes de o documento entrar em vigor.

É preciso fazer o agendamento pelo telefone 156, opção 9. No dia marcado, o cidadão deve levar originais e cópias da Carteira de Identidade, do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e da certidão de nascimento ou de casamento.

A carteira digital também facilitará o acesso dos trabalhadores ao sistema virtual de busca por emprego, por meio da Agência Virtual, da Secretaria do Trabalho e do Empreendedorismo, e do Portal Mais Emprego, do Ministério do Trabalho e Emprego. 

O trabalhador que tem a carteira convencional não precisa renová-la. A antiga permanece válida. Somente no caso de uma segunda via ou da emissão do primeiro documento é que ocorrerá a impressão e a validação pelo novo sistema.

Carteira de Trabalho digital
Agendamento pelo telefone 156, opção 9

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