06/10/2015 às 18:59, atualizado em 12/05/2016 às 18:03

Servidores serão treinados para operar sistema on-line de abertura de empresas

Capacitação deve durar 30 dias, mesmo período para que passe a funcionar o novo site

Por Rafael Alves e Mariana Damaceno, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Atualizado em 6 de outubro de 2015, às 18h53

Ao contrário do informado anteriormente, empreendedores que já fizeram o pedido no sistema antigo não terão de cumprir todos os trâmites burocráticos e aguardar o tempo médio de abertura de 120 dias. O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) desenvolverá módulo para que esse público também seja beneficiado com a redução do prazo.

Trezentos servidores de vários órgãos do governo de Brasília vão passar por uma capacitação para operar o sistema on-line de abertura de empresas. De acordo com a Secretaria de Economia e Desenvolvimento Sustentável, responsável pela gestão do sistema, o treinamento vai durar 30 dias. A previsão é que o site para emitir registro e licenciamento entre em vigor na primeira quinzena de novembro.

Apenas novos pedidos de registros serão aceitos no site que será lançado. Para os empreendedores que já fizeram o pedido no sistema antigo, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) desenvolverá módulo para que eles também sejam beneficiados com a redução do prazo.

De acordo com o secretário de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Arthur Bernardes, mais de 95% das empresas brasilienses são de baixo risco. Apesar disso, ele garante que a fiscalização segue rigorosa. O secretário afirmou ainda que cerca de 300 mil empresas devem ser atendidas com a novidade. “Os principais beneficiados serão os micro e pequenos empresários.”

Nesta manhã, após o governador Rodrigo Rollemberg sancionar a lei que simplifica a abertura de empresas no DF, o secretário especial da Micro e Pequena Empresa da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Leony, fez uma breve apresentação do sistema on-line.

Leia também:

Governador sanciona lei que simplifica abertura de empresas

Veja a galeria de fotos: