08/10/2015 às 21:16, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Calendário diversificado para celebrar os 55 anos do Gama

Com eventos gratuitos de hoje (8) a 1º de novembro, programação inclui missa sertaneja, exposição de artesanato, corrida de rua, encontro de motociclistas e brincadeiras infantis

Por Da Agência Brasília, com informações da Administração Regional do Gama


. Foto:Tony Winston/Agência Brasília

Os 55 anos do Gama são comemorados com uma extensa programação a partir desta quinta-feira (8). Às 20 horas, haverá uma missa sertaneja no estacionamento do Estádio Walmir Campelo Bezerra, o Bezerrão. No mesmo local, desde as 16 horas de hoje, ocorre uma feira de exposição de artesãos. A mostra segue até segunda (12), data do aniversário da região.

Também nos cinco dias, ainda no estádio, será promovido o Show Fest Gama, com apresentações de artistas como o sambista Péricles, o sertanejo Israel Novaes e a dupla Israel e Rodolfo. O evento é custeado pela iniciativa privada, e a entrada é gratuita.

Há atrações para todos os tipos de público, desde o infantil — estandes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) com corte de cabelo e lanches no sábado (10), às 10 horas — até os motociclistas, com o Cult Moto Festival, que terá shows de rock das 10 às 22 horas de domingo (11), na pista de cooper na entrada da região, no Setor Leste.

Na quarta-feira (14), às 19 horas, a população poderá apreciar um show em homenagem ao cantor Chico Buarque na unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc). O projeto é financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura. A interpretação fica por conta dos artistas Salomão di Pádua e Rogério Midlej. Em 25 de outubro, a apresentação se repetirá às 20 horas na Praça do Cine Itapuã, no Setor Leste.

Todos os eventos são gratuitos, e nenhum resultará em gastos extras para a administração regional, que firmou parcerias com empresários e moradores.

Programação de 55 anos do Gama

História
Com população estimada de 141.911 habitantes em 2015, segundo dados da Companhia de Planejamento (Codeplan), a região do Gama começou a ser formada bem antes de Brasília nascer. Durante a transferência da capital do País para o Centro-Oeste, as terras que pertenciam às Fazendas Gama, Ponte Alta, Ipê e Alagado ficaram dentro da área escolhida. Em 1960, teve início o povoamento que daria origem ao Gama.

Em 1959, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontava que já residiam na futura área do Gama cerca de mil pessoas. Em 1966, a região acolheu famílias de uma invasão na barragem do Paranoá. Posteriormente, abrigou habitantes do Setor de Indústria de Taguatinga. Em 1989, foi transformada em região administrativa.

Da Rodoviária do Plano Piloto à Administração Regional do Gama, são opções de transporte público as linhas de ônibus paradora (2202) ou expressa (2201) do Expresso Sul. Uma alternativa é pegar coletivos que passam pela W3 Sul e Norte. Os números são: 0.218, 0.202, 0.219 e 217.2. Os itinerários e horários podem ser consultados no site do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans).

Veja a galeria de fotos: