Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
09/10/2015 às 21:23
Produtos arrecadados pela Conab e pelo Planetário de Brasília vão beneficiar cerca de 43 mil pessoas atendidas pelas associações cadastradas no Banco de Alimentos da Ceasa
As 164 entidades assistenciais cadastradas no Banco de Alimentos das Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa) receberam, na tarde desta sexta-feira (8), 130 toneladas de alimentos não perecíveis. A maior parte da mercadoria, cerca de 103 t, é de feijão-carioca tipo I, doada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do governo federal. A Conab também repassou 20 t de leite em pó. A expectativa é que 43 mil pessoas sejam beneficiadas.
As outras sete toneladas de itens não perecíveis — que variam entre arroz, feijão, farinha e macarrão, entre outros — foram arrecadadas durante três meses, na troca por ingressos do Planetário de Brasília, administrado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.
A iniciativa é parte do Programa de Doação Simultânea, uma parceria entre a gestão federal e a do DF, coordenada, no âmbito local, pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. De acordo com a Conab, o feijão estava no estoque da Política de Garantia de Preço Mínimo, do governo federal, e a doação foi autorizada para atendimento a entidades e organizações da rede assistencial, restaurantes comunitários e cozinhas populares, hospitais, escolas e estabelecimentos prisionais.
Produtores locais
O presidente da companhia, Lineu Olímpio de Souza, afirma que o objetivo dessas doações é levar produtos de qualidade a quem precisa. “Esse trabalho valoriza não só o produtor local, mas a pessoa que recebe o alimento.”
A colaboradora do governo Márcia Rollemberg ressalta que os alimentos passam por um rigoroso controle de qualidade. “Nossa meta é trabalhar a política de alimentos saudáveis, que também envolve a merenda escolar.”
O coordenador de Compras Institucionais da pasta de Agricultura, Lúcio Flávio Silva, explica que a secretaria segue duas frentes de trabalho: a economia sustentável, com a aquisição de produtos oriundos da agricultura familiar; e o desenvolvimento social, com a assistência a entidades carentes. “Ajudamos duas pontas vulneráveis com os mesmos programas.”
O Instituto Social do Distrito Federal foi uma das entidades beneficiadas. A presidente da associação, Cláudia Regina Carvalho, explica que os alimentos serão distribuídos igualmente para 80 famílias de Samambaia: “Nosso foco é a população de baixa renda ou até mesmo sem renda”.
Balanço
Em junho, foram distribuídas 7,5 toneladas de produtos arrecadados nos espetáculos do Balé Bolshoi do Brasil e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, promovidos pela Secretaria de Cultura; além de 1,5 tonelada de frango do Programa de Aquisição de Alimentos — este ano, o Programa de Doação Simultânea já distribuiu 877 t de alimentos variados para entidades beneficiadas, por meio da contrapartida de R$ 2,3 milhões dos cofres do Executivo local.
Criado em 2011 para evitar o desperdício, o Banco de Alimentos da Ceasa tem parcerias com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF), secretarias do governo de Brasília e órgãos federais. “São produtos que ainda têm alto valor nutricional, mas que perderam o valor comercial pelo aspecto”, explica o gerente do banco, Natalino de Souza Neto.
Além da sede, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), o banco tem três unidades de recebimento e distribuição de alimentos — em Brazlândia, em Planaltina e em São Sebastião. A instituição também conta com o apoio dos internos da Fundação do Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), que ajudam no carregamento de produtos e na área administrativa.
Cadastro
Entidades interessadas em integrar o cadastro de beneficiárias do Banco de Alimentos devem atender a pré-requisitos, como ter estatuto próprio, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), ata do presidente, estar registrada no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional da Presidência da República (Consea) e não ter fins lucrativos. O Banco de Alimentos controla tudo o que é distribuído, monitora e cobra a prestação de contas das entidades mensalmente.
Para se cadastrar como entidade beneficiária ou como doador, entre em contato com o Banco de Alimentos, pelo telefone (61) 3363-1204, ou pelo e-mail bancodealimentos@ceasa.df.gov.br.
Leia também:
Banco de Alimentos da Ceasa beneficia cerca de 43 mil pessoas em todo o DF
Veja a galeria de fotos: