Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
09/10/2015 às 18:54, atualizado em 12/05/2016 às 17:49
Três faixas serão fechadas às 9 horas na altura da Catedral, e a via toda ficará interditada às 16h30 para a passagem da procissão da padroeira de Brasília
As três faixas da esquerda nos dois sentidos do Eixo Monumental, na Esplanada dos Ministérios, serão fechadas na segunda-feira (12) às 9 horas. O trecho compreende a via em frente ao gramado da Catedral Metropolitana de Brasília até o primeiro retorno. A interdição a ser feita pela Polícia Militar do Distrito Federal tem o objetivo de liberar a área para celebrar Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e de Brasília, cuja data é comemorada em 12 de outubro, feriado nacional.
A expectativa da Arquidiocese de Brasília é receber 60 mil pessoas na programação religiosa. De acordo com a PMDF, às 16h30, tanto a Via S1 quanto a N1 do Eixo Monumental serão interditadas por conta da procissão. O cortejo sairá da Catedral após a missa das 17 horas.
O trânsito começa a ser fechado no cruzamento do viaduto da L2 Sul com a Esplanada, no sentido Praça dos Três Poderes, e segue interrompido até o viaduto após o 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, perto do Palácio do Planalto. O bloqueio para a circulação de veículos se dará nos dois sentidos, e a liberação das pistas está prevista para as 22 horas.
Segundo o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), a alternativa para os motoristas é utilizar as vias atrás dos ministérios: a N2 e a S2. As opções de estacionamento são as áreas no Teatro Nacional Claudio Santoro, na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto e nos Setores de Autarquias Sul e Norte.
História
A imagem de Nossa Senhora da Conceição foi encontrada por três pescadores às margens do Rio Paraíba, em São Paulo, em 1717, e iniciou-se a devoção pela santa, conhecida como Virgem Aparecida.
Em 8 de setembro de 1904, por ordem do Papa Pio X, foi coroada e proclamada Rainha do Brasil, adornada com a coroa ofertada pela princesa Isabel, em 1884, e com o manto azul-marinho. Em 1930, o papa Pio XI nomeou-a padroeira do Brasil.
À época da construção da cidade, também foi designada padroeira de Brasília. Uma réplica da imagem chegou à capital federal em 3 de maio de 1957, e a original fica no altar do Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida, São Paulo.