09/10/2015 às 19:56

Mirante da Torre de TV Digital será reaberto no feriado

Espaço passou por readequações e obras de acessibilidade. Expectativa é que cerca de 5 mil pessoas visitem o monumento na segunda-feira (12)

Por Rafael Alves, da Agência Brasília


. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

O mirante da Torre de TV Digital será reaberto para visitação na segunda-feira (12). Após dois anos fechado, o espaço passou por reformas e foi liberado depois de vistoria da Defesa Civil. Foram feitos investimentos em acessibilidade e reparos em estruturas danificadas.

Pessoas com deficiência contarão com corrimãos, mapas em braille, piso tátil, rampas e vagas exclusivas no estacionamento. Em relação às instalações, houve reparos no ar-condicionado e no sistema de pressurização de escadas e elevadores, além de obras para acabar com as infiltrações nos braços de sustentação das cúpulas. Ralos e grelhas das passarelas passaram por limpeza, placas de gesso foram substituídas e toda a iluminação, inspecionada.

As intervenções ficaram a cargo do consórcio construtor do monumento, sem custo adicional para a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), responsável pelo terreno.

Após o Dia da Criança, o mirante receberá público apenas em fins de semana e feriados, a partir do sábado (17). Os horários de visitação nessa fase inicial de reabertura ainda serão divulgados pela Secretaria de Turismo. A liberação das cúpulas da torre ocorrerá em um segundo momento.

Para o secretário de Turismo, Jaime Recena, a liberação do mirante nos fins de semana e feriados representa o começo do processo de reutilização do local. “A torre estava abandonada desde 2013. Resolvemos problemas técnicos para que a população tenha segurança ao visitar o espaço. É um ponto turístico importante do Distrito Federal, além de ser um projeto de Oscar Niemeyer.”

Atividades infantis
No Dia da Criança, a torre terá programação especial. Além do Picnik — evento itinerante com apresentações artísticas e comercialização de itens de produtores locais —, haverá atrações para meninos e meninas, incluindo brincadeiras, oficinas de desenho e até mesmo aula de ioga. As atividades vão das 8 às 22 horas. A expectativa da Secretaria de Turismo é que cerca de 5 mil pessoas passem pelo local na segunda-feira.

A Torre de TV Digital fica no Setor Taquari, parte da Região Administrativa do Lago Norte. O espaço foi inaugurado em 21 de abril de 2012. O monumento tem 170 metros de altura — 120 m de concreto e 50 m de estrutura metálica.

Leia também:

Até o fim de julho, Torre Digital estará pronta para vistorias

Veja a galeria de fotos: