09/10/2015 às 02:13

Voz Ativa encerra, em Ceilândia, ciclo de debates sobre segurança pública

Moradores da região e o governador discutiram como a cultura pode transformar a realidade social e atrair jovens em situação de vulnerabilidade para as políticas públicas

Por Amanda Martimon, da Agência Brasília


. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

No encerramento do ciclo de debates sobre segurança pública, a edição da noite desta quinta-feira (8) do Voz Ativa, em Ceilândia, reforçou como a cultura pode ser um instrumento de transformação social. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, cerca de 320 moradores da região participaram das discussões com o governador Rodrigo Rollemberg, no Centro Olímpico, na QNO 9.

Entre propostas e reivindicações, foi destacada a carência de recursos e de espaços públicos para atividades culturais. Luciene Velez, fundadora da Associação Cultural Meninos de Ceilândia, apontou a ocupação de locais sem uso e as parcerias com o setor privado como soluções para a demanda. “Os postos da Polícia Militar que estão desocupados podem servir para a criação cultural, com artesanato, venda de CDs e de camisetas, além de exposições.” Ela também reclamou da falta de visibilidade para a cena cultural de Ceilândia.

Rollemberg informou que a disponibilização de espaços hoje fechados para atividades culturais está em debate no governo. O chefe do Executivo também apoiou que seja feita parceria com uma empresa de telefonia que possui estruturas abandonadas na região e concordou com a sugestão dos moradores de estabelecer atividades culturais na Caixa D’Água, tombada como patrimônio histórico e cultural. “Ceilândia tem de se apropriar dos seus espaços.”

Ao reforçar a importância da cultura de rua para os jovens, Roberto Barbosa da Silva, conhecido como Beto SDR, membro do movimento CEI Viva, ressaltou que, por meio do rap, desviou-se da violência e do tráfico de drogas na região. “Eu faço rap, e essa foi a primeira escola da qual eu consegui gostar. Isso me deu uma direção e me fez dizer não para o crime. Mas aqui temos pouco orçamento para a cultura.”

Apresentações artísticas
No evento, houve apresentações de artistas locais, como o grupo de dança de rua CeilânSoul e o DJ Jamaika. Entre as atrações musicais, também participou a cantora Safira Alves, de 15 anos, moradora do Sol Nascente e filha do DJ Jamaika. Grafiteiros da região se dedicaram a pintar telas disponibilizadas no espaço.

No Voz Ativa, 15 pessoas se inscrevem para fazer sugestões verbalmente. Os demais presentes podem fazer reclamações e pedidos por escrito, que são encaminhados aos órgãos responsáveis.

Com o fim da edição do Voz Ativa na área de Segurança Pública, a secretária-adjunta da Segurança Pública e da Paz Social, Isabel Seixas, avaliou os quatro encontros realizados neste ano. “O evento nos faz pensar demandas e debater soluções com a comunidade, muitas vezes abrindo nossos olhos para o que nem sempre temos conhecimento. As informações colhidas estão sendo processadas.”

Antes de Ceilândia, Estrutural, Planaltina e Santa Maria receberam o Voz Ativa na Segurança, um canal de comunicação do programa Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida para garantir a participação popular na definição de políticas públicas.

Também estiveram presentes a secretária de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Jane Klébia Reis; o secretário de Mobilidade, Carlos Tomé; a secretária-adjunta de Cultura, Nanan Catalão; os diretores-gerais da Polícia Civil, Eric Seba, e do Departamento de Trânsito (Detran-DF), Jayme Amorim de Sousa; os comandantes-gerais da Polícia Militar, coronel Florisvaldo Ferreira Cesar, e do Corpo de Bombeiros, coronel Hamilton Santos Esteves Junior; entre outras autoridades.

Leia também:

Moradores de Santa Maria sugerem melhorias na segurança da região

Planaltina recebe Voz Ativa na Segurança Pública

Veja a galeria de fotos: