11/10/2015 às 18:50

Riacho Fundo I tem atividades infantis na Rua do Lazer

Simulação dos bombeiros, ações do Detran e entrega de brinquedos estão entre as atrações mais procuradas

Por Amanda Martimon, da Agência Brasília


. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

À véspera do Dia da Criança, atividades infantis integraram a primeira edição da Rua do Lazer Como Nossos Pais Faziam, no Riacho Fundo I. O evento ocorreu na Avenida Central, interditada para a passagem de veículos do Shopping Riacho Mall ao balão ao lado da administração regional.

Até as 17 horas deste domingo (11), brinquedos são distribuídos no local, que conta ainda com cama elástica, tênis de mesa, pebolim, rede de vôlei, entre outras atrações. “Estou gostando da iniciativa. As crianças querem lazer e, às vezes, precisamos nos deslocar para longe”, afirmou o estudante Jacó Gomes, de 25 anos, que acompanhava o filho Joabe de Lima, de 5 anos, na pintura de rosto.

Logo cedo, meninas e meninos fizeram fila para conhecer e tirar fotos em uma limusine nas cores rosa e lilás, com direito a motorista de terno e quepe. Nela, pais e crianças são recepcionados pela personagem da Disney Minnie, interpretada por Larissa Tosta, de 32 anos, funcionária da administração. “Conseguimos o carro por parceria, sem gastar nenhum centavo. Decidi me fantasiar para mostrar que podemos fazer um esforço pelas crianças mesmo sem dinheiro.”

Equipes do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Trânsito (Detran-DF) também estão na Rua do Lazer. Nas viaturas da corporação, adultos e crianças podem participar de simulações. A subida na escada mecânica para resgate é uma das atividades mais procuradas.

No outro lado da avenida, o helicóptero do Detran é disputado por quem quer tirar fotos dentro dele. Enquanto Santiago Silva, de 4 anos, posava para a mãe, a estudante Patrícia Silva, de 31 anos, o pai do garoto, o representante comercial Genivaldo Silva, de 32 anos, avaliava quais atrações seriam visitadas pela família a seguir. “Além de ser bom para as crianças, é importante ver a cidade com movimento”, opinou Patrícia. A autarquia também montou um estande com informações sobre educação no trânsito.

Organização
A Rua do Lazer Como Nossos Pais Faziam é organizada pela administração regional e teve a doação de comerciantes locais e o apoio de voluntários. Não houve gastos extras para o governo.

Presente no evento, o vice-governador de Brasília, Renato Santana, destacou que a orientação do Executivo às administrações regionais é que elas promovam atividades com recursos já existentes, sem criar despesas. “O comércio, a população e nossos funcionários estão participando. Precisamos é de vontade política e atitude.” Ele adiantou que estão previstas ações semelhantes em Taguatinga e Águas Claras.

Leia também:

Domingo é dia de Rua do Lazer no Riacho Fundo I

Veja a galeria de fotos: