16/10/2015 às 17:43

Educação divulga resultado de simulado para o Enem 2015

Cerca de 20 mil estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública podem acessar, individualmente, o desempenho no preparatório. Provas do exame oficial ocorrem nos dias 24 e 25 de outubro em todo o País

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Educação

Atualizado em 16 de outubro de 2015, às 17h04

Os resultados do Simulado DF 2015 — preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — estão disponíveis para os cerca de 20 mil estudantes da rede pública de ensino que fizeram as provas em 16 e 17 de setembro. Para acessar o desempenho, é necessário informar o número da matrícula e a data de nascimento na página de simulação de aplicação do Enem 2015 na internet. As informações são individuais e não servem para comparação entre alunos ou escolas.

As provas do simulado tiveram 180 questões, assim como no Enem, sobre ciências humanas e da natureza, além de linguagem, matemática e redação. O tema cobrado na dissertação foi Maioridade Penal. Todas as etapas tiveram a supervisão da Secretaria de Educação e do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos.

O secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, destaca que, embora os rankings não devam servir de padrão de avaliação, oferecer um simulado para os alunos da rede é uma das estratégias que visam reduzir a diferença entre escolas públicas e privadas nos resultados dos exames. “A educação pública precisa e está buscando alternativas para oferecer aos estudantes ainda mais condições de competir com aqueles que dispõem de outros recursos para melhorar seus desempenhos nos testes de seleção”. A iniciativa, segundo ele, teve custo zero, graças a parcerias.

Outra oportunidade
Quem quiser testar os conhecimentos para o Enem, que ocorre em 24 e 25 de outubro, poderá fazer um simulado na manhã deste sábado (17). A avaliação será no auditório do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Cesas), na 602 Sul, das 8 às 12 horas. A prova é aberta ao público e terá 90 questões — metade das 180 do exame nacional.

Além do simulado, a escola promove aulões aos sábados. As atividades têm início às 9 horas. O projeto, que recebe o nome de Enem Comunitário, vai além do período do exame, até 28 de novembro.

Apesar de as aulas serem abertas à comunidade, o auditório do Cesas tem capacidade para 200 pessoas. Em caso de muita demanda, alunos e ex-alunos da unidade de ensino têm prioridade.