17/10/2015 às 15:57

Planaltina recebeu Mutirão da Cidadania

Segunda edição do evento ocorreu neste sábado, no Arapoanga. O governador Rodrigo Rollemberg destacou a recuperação da escola como maior legado da ação

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Representantes de órgãos do governo de Brasília estiveram em Planaltina neste sábado (17) para atender a comunidade local na segunda edição do Mutirão da Cidadania. A iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania, com o apoio do Exército Brasileiro, ocorreu no Centro Educacional Dona América Guimarães, no Arapoanga.

Mais de 20 salas foram reservadas para oficinas, atendimentos clínicos, orientações sociais e outras atividades. Assim como ocorreu em 12 e 13 de setembro, no Sol Nascente, Ceilândia, o mutirão reuniu em Planaltina serviços como emissão de carteira de trabalho, orientação sobre o funcionamento dos conselhos tutelares, atendimento a mulheres vítimas de violência e a consumidores, palestras sobre saúde, oficinas de esportes e pintura, jogos, gincanas, exposições e apresentações culturais.

O governador Rodrigo Rollemberg participou do mutirão na manhã deste sábado e falou que está em contato com as Forças Armadas para que outras regiões administrativas também recebam os serviços. O próximo deverá ocorrer na Fercal. “Este tipo de ação traz inúmeros benefícios para a comunidade; muita gente aproveitou o dia para fazer consultas médicas, por exemplo”, disse. O chefe do Executivo local acredita que o maior legado do mutirão para o Arapoanga foi a recuperação do Centro Educacional Dona América Guimarães. Ele está com pintura nova, asfalto recuperado e ganhou grama e árvores.

O vice-governador de Brasília, Renato Santana, também acompanhou a ação. “A união de várias instituições nos proporcionou trazer esses serviços para a população; o Exército Brasileiro pintou a escola, os comerciantes doaram os materiais e os servidores da Novacap [Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil] trabalharam para que tudo ficasse pronto.” Para o secretário de Justiça e Cidadania, João Carlos Souto, o evento é uma oportunidade de levar serviços básicos e cidadania a comunidades mais carentes.

Também estiveram em Planaltina o secretário de Educação, Júlio Gregório Filho; o presidente da Agência de Desenvolvimento do DF, Alexandre Navarro Garcia; o diretor administrativo da Companhia, Julio Menegotto; os administradores de Planaltina, Vicente Salgueiro Baño Salgado, de Sobradinho, Divino de Oliveira Sales, e de Águas Claras, Patrícia Veiga Fleury de Matos; além do comandante Militar do Planalto, general Racine Bezerra Lima Filho, e do comandante da 11ª Região Militar, general de brigada Antônio Carlos Machado Faillace.

Participaram do mutirão órgãos como Defensoria Pública, Banco de Brasília, Instituto de Defesa do Consumidor, Companhia de Saneamento Ambiental, Serviço de Limpeza Urbana, Companhia de Desenvolvimento Habitacional, Secretarias do Trabalho e do Empreendedorismo e de Educação, Agência Reguladora de Águas e Saneamento do DF, Companhia Energética de Brasília, Departamento de Trânsito, além do Corpo de Bombeiros, das Polícias Civil e Militar, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Veja a galeria de fotos: