19/10/2015 às 11:07, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Manejo de resíduos sólidos e de águas pluviais será discutido em conferência regional

Aberto à população, encontro ocorrerá em 22 e 23 de outubro na Universidade de Brasília

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Será realizada em 22 e 23 de outubro a 1ª Conferência Regional de Manejo dos Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais. O encontro, no auditório da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB), Campus Darcy Ribeiro, é aberto ao público. Tem como objetivo examinar, avaliar e debater temas e elaborar propostas de interesse sobre o assunto.

Como preparação para o evento, desde 24 de julho, etapas locais ocorreram nas regiões que compõem o Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais da Região Integrada do Distrito Federal e de Goiás (Ride-DF). Criado em 2013, o colegiado tem o objetivo de garantir que as localidades envolvidas atendam às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Nos encontros prévios, foram eleitos dez delegados em cada região. Eles representarão os municípios e o DF na conferência. Na sexta-feira (23), haverá a escolha dos conselheiros do consórcio. O conselho é uma instância que visa, principalmente, exercer o controle social da prestação do serviço de limpeza urbana, de manejo dos resíduos sólidos e de manejo das águas pluviais, nas localidades que o compõem.

A conferência está prevista no estatuto do consórcio, e a convocação foi publicada nos Diários Oficiais do Distrito Federal e de Goiás. De acordo com o diretor-adjunto do Serviço de Limpeza Urbana de Brasília, Silvano Silvério, no evento, serão apresentados os diagnósticos que subsidiarão o plano de saneamento básico da Ride-DF, coordenado pela UnB para o Ministério das Cidades.

Também serão elaborados subsídios para a produção posterior, pelo consórcio, do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e do Plano Regional de Manejo nas Águas Pluviais e Drenagem Urbana. “Os planos são a base principal para definir as ações para os próximos 20 anos no que diz respeito ao manejo dos resíduos sólidos e das águas pluviais nas áreas do consórcio”, diz Silvério.

Composição
O Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais da Região Integrada do Distrito Federal e de Goiás é composto, além de Brasília, por Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Vila Boa. Em 11 de agosto, foi formalmente homologada a participação de mais três municípios: Cidade Ocidental, Mimoso de Goiás e Novo Gama.

1ª Conferência Regional de Manejo dos Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais
22 e 23 de outubro de 2015
Auditório da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB), Campus Darcy Ribeiro
Informações: 3213-0102

Programação
Dia 22 (quinta-feira)
Às 14 horas: assembleia geral extraordinária (fechada para o público)
Às 15 horas: abertura política
Às 16 horas: apresentação do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos e das Águas Pluvias da Região Integrada do Distrito Federal e de Goiás (Corsap DF-GO)
Às 16h30: resumo das conferências locais
Às 17h30: palestra técnica sobre diagnóstico do saneamento nas regiões
Às 18h30: divisão de grupos de trabalho

Dia 23 (sexta-feira)
Às 9 horas: apresentação das propostas que serão discutidas nos grupos de trabalho
Às 10 horas: plenárias
Das 14 horas às 16h30: eleição dos conselheiros
Às 17h30: encerramento

Acesse o regulamento da conferência regional.

Leia também:

Governadores de Brasília e de Goiás discutem manejo de resíduos sólidos