20/10/2015 às 13:01

Cultura lança edital para produção radiofônica

Selecionados terão espaço na Rádio Cultura FM. As inscrições se iniciam nesta quarta-feira (21) e se encerram em 5 de novembro

Por Da Agência Brasília

A Secretaria de Cultura lançou, em iniciativa inédita em Brasília, edital para selecionar pessoas interessadas em apresentar programa na Rádio Cultura FM 100,9.1. A ideia é democratizar o canal e difundir as ações dos movimentos culturais da capital federal. As propostas devem ser entregues no período de 21 de outubro a 5 de novembro. Podem participar pessoas físicas ou jurídicas.

Serão selecionados dois candidatos para produzir, cada um, programa radiofônico sem fins comerciais. Entre os critérios de avaliação estão a valorização da diversidade cultural, a acessibilidade e a inclusão. As propostas serão avaliadas e selecionadas de 6 a 11 de novembro por uma comissão composta por representantes da Rádio Cultura FM e das Subsecretarias de Cidadania e Diversidade Cultural e de Políticas Culturais, da Secretaria de Cultura. O edital foi publicado no Diário Oficial do DF em 9 de outubro e retificado na edição desta terça-feira (20).

Cada pessoa terá direito a produzir e a transmitir um programa com duração de dez minutos, que será apresentado a partir dos dias 28 ou 29 de novembro, em um dos dois horários: aos sábados, das 11h55 às 12h05, ou aos domingos, das 15h55 às 16h05. Os selecionados não serão remunerados pela produção, nem por custos referentes a transporte e alimentação, por exemplo. Os programas serão exibidos por um ano, prorrogável pelo mesmo tempo.

As produções podem ser gravadas e editadas nas dependências da Rádio Cultura FM ou pré-produzidas e entregues para transmissão com, no mínimo, cinco dias de antecedência. Uma comissão com três servidores da Subsecretaria de Cidadania e Diversidade Cultural avaliará o material antes da veiculação. A ideia é verificar se estão de acordo com as propostas previamente aprovadas.

Inscrições
As inscrições poderão ser feitas via postal, pessoalmente — no Protocolo Central da Secretaria de Cultura, das 8 horas ao meio-dia e das 14 às 18 horas — ou por e-mail (editalradiocultura@gmail.com). É necessário anexar cópia de documentos como Registro Geral, Cadastro de Pessoa Física ou da Pessoa Jurídica, e certidões de regularidade fiscal fornecidas pela Receita Federal e pela Secretaria de Fazenda do DF, além de um arquivo com o programa piloto, que deve durar de 5 a 10 minutos e estar em mp3.

Os resultados serão divulgados em 12 de novembro no site www.cultura.df.gov.br, a partir das 14 horas, e em material impresso no mural da Secretaria de Cultura.