22/10/2015 às 15:12

Emergências de três hospitais funcionam normalmente

Greve de servidores da Saúde afeta unidades da rede pública de Brasília. Veja como está a situação nesta quinta-feira (22)

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Saúde

Atualizado em 22 de outubro de 2015, às 14h39

O Hemocentro voltou a funcionar normalmente na tarde desta quinta-feira. Os servidores em greve decidiram pela suspensão do movimento na manhã de hoje.

A emergência dos Hospitais Regionais de Sobradinho, de Planaltina e de Santa Maria funcionam normalmente nesta quinta-feira (22). As farmácias de alto custo em Ceilândia e no Plano Piloto distribuem medicamentos a cem pacientes por dia. Cinquenta senhas são distribuídas pela manhã, e 50 à tarde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) continua prestando atendimentos de urgência e emergência, por se tratarem de serviços essenciais, apesar da adesão à paralisação de alguns servidores da enfermagem e da parte administrativa.

Veja como está a situação de hoje na rede pública de saúde:

Samu

Funciona normalmente, apesar da adesão de alguns servidores da enfermagem.

Plano Piloto

Hemocentro: normal.

Hospital de Base: a emergência funciona parcialmente. Nos ambulatórios, não há atendimento nas áreas cabeça e pescoço e proctologia. Na radiologia, parte das pessoas com horário marcado conseguiu fazer o exame. Os casos graves encaminhados pela emergência e os pacientes internados estão sendo atendidos normalmente. Na quimioterapia e na radioterapia, o atendimento está normal para os pacientes com horário marcado.

Hospital Regional da Asa Norte: emergência funciona de forma restrita. Dois médicos fazem o atendimento e outros cinco acompanham os pacientes internados no pronto-socorro. O ambulatório funciona parcialmente e todas as cirurgias eletivas foram canceladas.

Hospital Materno-Infantil: emergência pediátrica funciona parcialmente. As cirurgias eletivas estão suspensas. No ambulatório, atendimento normal em todas as especialidades.

Centros de saúde: funcionam parcialmente. Os servidos nos de nº 7 e 8 estão funcionando, inclusive as salas de vacina.

Adolescentro: atendimento normal. Consultas estão sendo remarcadas.

Unidade mista: somente emergências.

Taguatinga

Hospital regional: emergência com equipe reduzida. Unidade de internação, centro obstétrico e clínica médica com funcionamento normal. Na radiologia e no laboratório, só emergências. O ambulatório funciona parcialmente e o centro cirúrgico somente nos casos de urgência e de emergência. Os serviços de endocrinologia, de pé diabético, banco de leite, transfusão de sangue e hemodiálise estão normais. O exame de endoscopia está sendo feito apenas em pacientes internados.

Centros de saúde: funcionam parcialmente.

Ceilândia

Hospital regional: emergência com atendimento restrito. O ambulatório funciona normalmente, exceto na área de endoscopia.

Unidade de pronto-atendimento: normal.

Centros de saúde: parcial.

Sobradinho

Hospital regional: emergência normal. No ambulatório, atendimento restrito em endocrinologia e reumatologia. Cirurgias eletivas estão suspensas.

Unidade de pronto-atendimento: atendimento restrito a pacientes de média e baixa complexidade.

Centros de saúde: parcial.

Gama

Hospital regional: na emergência, somente casos graves. Atendimento ambulatorial apenas em oftalmologia e endoscopia.

Centros de saúde: parcial.

Guará

Hospital regional: emergência funciona com um médico (somente casos graves transportados pelo Samu ou pelo Corpo de Bombeiros). Funcionamento normal na pediatria e na obstetrícia. No ambulatório, não há atendimento.

Centros de saúde: parcial.

Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo e Parkway

Unidade de pronto-atendimento: normal.

Centros de saúde: parcial.

Paranoá

Hospital regional: emergência com atendimento restrito e ambulatório parado. As cirurgias estão suspensas.

Centros de saúde: abertos apenas para entrega de medicamentos e aplicação de vacinas.

Planaltina

Hospital regional: atendimento normal na emergência. Os serviços no ambulatório estão parados e as cirurgias eletivas serão remarcadas.

Centros de saúde: parcial.

Santa Maria

Hospital regional: emergência com atendimento normal. Somente as cirurgias eletivas estão mantidas. O atendimento ambulatorial está suspenso.

Centros de saúde: as consultas agendadas foram canceladas.

Samambaia

Hospital regional: equipe na emergência reduzida. No ambulatório, atendimento apenas em geriatria e dermatologia. Radiologia e laboratório funcionam normalmente.

Unidade de pronto-atendimento: normal.

Centros de saúde e Estratégia Saúde da Família: parcial.

Recanto das Emas

Unidade de pronto-atendimento: normal.

Clínicas da família e centros de saúde: parcial.

Brazlândia

Hospital regional: emergência com equipe reduzida. O ambulatório está sem atendimento.

Centros de saúde: apenas consultas com médicos do Saúde da Família.

Farmácias

Alto Custo em Ceilândia e na 102 Sul: parte da equipe está trabalhando e distribuem cem senhas por dia. Pacientes com atendimento agendado pelo telefone 160 estão sendo avisados do cancelamento.