23/10/2015 às 23:09

Aulão preparatório às vésperas do Enem 2015 reúne cerca de 1,2 mil estudantes

Governador Rodrigo Rollemberg esteve em evento da Secretaria de Educação organizado para alunos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio no fim de semana

Por Jade Abreu, da Agência Brasília


. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Atualizado em 23 de outubro de 2015, às 21h50

Cerca de 1,2 mil estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal e do Colégio Militar de Brasília participaram nesta sexta-feira (23) de um aulão preparatório para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), cujas provas ocorrem no sábado (24) e domingo (25). Essa foi a 1ª edição do Mais Enem, evento promovido pela Coordenação Regional do Plano Piloto e Cruzeiro, da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (fusão das Secretarias de Educação e do Esporte e Lazer).

O grupo teve aulas de biologia, física, inglês e gramática e assistiu a apresentações musicais para relaxar antes da avaliação. As atividades foram das 13 horas às 19 horas, no auditório do Colégio Militar, na SGAN 902/904.

O governador Rodrigo Rollemberg compareceu ao evento para desejar boa prova a todos. Ele parabenizou a secretaria e os professores pela iniciativa e disse que considera interessante o modelo adotado no aulão. “Cada vez mais a qualidade dos professores e dos métodos pedagógicos garantem um aprendizado maior e isso pode ser um diferencial para um desempenho positivo no Enem.”

A estudante de escola pública Julia Nascimento, de 17 anos, disse que gostou da dinâmica. De acordo com a aluna, apesar de o dia ter sido intenso, as aulas não foram cansativas. “Eu queria ficar até mais tarde.”

Projeto
O Mais Enem foi um intensivo preparatório ao exame nacional com seis sábados de aula para alunos da rede pública. De acordo com o coordenador da Regional do Plano Piloto e Cruzeiro, Álvaro Matos de Souza, os participantes eram selecionados conforme a proporção de matriculados nas escolas. Desenvolvido em parceria com professores voluntários, o projeto também teve apoio de instituições privadas que forneceram equipamentos, lanches e promoveram atividades lúdicas e musicais.

Dicas
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) recomenda aos alunos que fiquem atentos aos horários estabelecidos para os dias do exame: os portões serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas. As avaliações começam às 13h30. Depois do fechamento dos portões, deve-se permanecer dentro da sala até o início da prova. O Inep também aconselha verificar com antecedência o local em que se fará o exame e chegar ao meio-dia.

Os estudantes têm de apresentar documento original com foto e levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. No período das provas, não poderão se comunicar com outros candidatos, sob pena de serem eliminados.

Conteúdos
No primeiro dia, haverá avaliações de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com quatro horas e meia de duração.

O segundo dia é reservado a testar conhecimentos em linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. Serão cinco horas e meia para responder às questões.

Para mais informações sobre o Enem, acesse o site do exame.

Veja a galeria de fotos: