23/10/2015 às 17:27, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Executivo local recebe sindicatos de categorias em greve

Em mais uma rodada de diálogos, foram debatidas demandas dos professores, dos membros de carreiras dos auditores de atividades urbanas e dos servidores do DFTrans

Por Rafael Alves, da Agência Brasília


Comissão do Sinpro é recebida pelo secretário de Educação, Esporte e Lazer, Júlio Gregório Filho, e pela subsecretária de Relações do Trabalho e do Terceiro Setor, da Secretaria de Relações Institucionais e Sociais, Mari Trindade.
Comissão do Sinpro é recebida pelo secretário de Educação, Esporte e Lazer, Júlio Gregório Filho, e pela subsecretária de Relações do Trabalho e do Terceiro Setor, da Secretaria de Relações Institucionais e Sociais, Mari Trindade.. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

O governo de Brasília recebeu nesta sexta-feira (23) representantes de categorias em greve. No Palácio do Buriti, o secretário de Educação, Esporte e Lazer (fusão das secretarias de Educação e do Esporte e Lazer), Júlio Gregório Filho, e a subsecretária de Relações do Trabalho e do Terceiro Setor, da Secretaria de Relações Institucionais e Sociais, Mari Elisabeth Trindade Machado, se reuniram com a diretoria do Sindicato dos Professores.

O encontro ocorreu logo após o govenador Rodrigo Rollemberg anunciar o cronograma de pagamentos de reajustes de vencimentos para 2016 na manhã de hoje. Em mais uma abertura de diálogo, os manifestantes reivindicaram a manutenção da jornada ampliada dos servidores, do vale-transporte para os professores que residem fora do DF e para os temporários (para estes, a categoria pede também a manutenção do auxílio-alimentação) e a licença prêmio da categoria, com pagamento de pecúnia até março do ano que vem.

A pauta entregue será avaliada pelo governo de Brasília e discutida novamente na próxima semana. Após a reunião desta sexta-feira, em assembleia na praça do Buriti, os professores decidiram continuar com a paralisação. A categoria fará nova reunião na terça-feira (27).

Outras categorias
Também no Palácio do Buriti, o administrador do Plano Piloto e futuro secretário-adjunto da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais, Igor Tokarski, reuniu-se com representantes do Sindicato dos Servidores Integrantes da Carreira de Auditoria de Atividades Urbanas, que apresentaram proposta de reestruturação administrativa da categoria.

O novo secretário de Mobilidade, Marcos Dantas, e o secretário-adjunto para Relações Institucionais e Sociais, Manoel Antônio Vieira Alexandre, receberam membros do Sindicato dos Servidores e Empregados da Administração Direta, que entregaram a pauta de reivindicações dos funcionários do Transporte Urbano do DF (DFTrans).

Leia também:

Servidores terão reajustes pagos em 2016

Veja a galeria de fotos: