24/10/2015 às 11:06

Secretaria recebe 42.290 inscrições de novos alunos para a educação básica

Quem perdeu o prazo, que terminou nessa sexta-feira (23), deve aguardar pelas vagas remanescentes

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer

Com o fim do prazo para inscrições de novos estudantes na educação básica da rede pública, na noite dessa sexta-feira (23), foram registrados 42.290 pedidos de matrículas. Em novembro, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (fusão das Secretarias de Educação e do Esporte e Lazer) fará o planejamento necessário para distribuir os alunos e atender à demanda. O resultado será divulgado em 16 de dezembro, às 17 horas, no site da pasta e nas coordenações regionais de ensino.

Após a divulgação, os responsáveis terão de efetivar a matrícula pessoalmente na unidade escolar em que o aluno tiver sido contemplado, mas o prazo para esta etapa ainda não foi definido. Os interessados em vagas na educação infantil (4 e 5 anos) e nos ensinos fundamental e médio que não fizeram o pedido dentro do prazo, pelo telefone 156, devem aguardar pelas vagas remanescentes. O cronograma para essa fase está previsto para janeiro.

EJA
Neste sábado (24), começa o período para inscrições de novos estudantes na Educação de Jovens e Adultos, por meio do número 156, opção 2. O prazo se esgota em 31 de outubro. No momento do pedido, é possível escolher a escola em que se quer estudar. O candidato tem de informar os dados pessoais, como nome completo e data de nascimento, além do CEP da residência e a última série escolar concluída. Essa modalidade de educação abrange, no ensino fundamental, alunos a partir de 15 anos, e, no ensino médio, a partir de 18.

Remanejamento
Para os que já estudam na rede pública e querem trocar de escola, as inscrições para remanejamento têm início na segunda-feira (26) e vão até 6 de novembro, apenas nas secretarias das unidades de ensino. Esse prazo não vale para alunos com deficiência. Para estes, a fase de mudança foi encerrada em 16 de outubro.

Os centros de educação da primeira infância e as instituições conveniadas continuam com os mesmos procedimentos de inscrição: nas coordenações regionais de ensino, no último dia útil de cada mês. Em 2015, as inscrições para alunos de até 3 anos se encerram em 30 de outubro.

Inscrições para o ano letivo de 2016

De 24 a 31 de outubro: novos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Pelo número 156, opção 2

De 26 de outubro a 6 de novembro: remanejamento escolar (exceto alunos com deficiência). Nas secretarias das escolas