24/10/2015 às 13:14

Unidades de saúde funcionam com restrição neste sábado (24)

Devido à greve dos servidores, atendimento é parcial na maioria dos hospitais públicos

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Saúde

O funcionamento da maioria das unidades públicas de saúde de Brasília está restrito neste sábado (24), em função da greve dos servidores.

Nos hospitais regionais e nas unidades de pronto-atendimento (UPAs), o atendimento é feito com o quantitativo mínimo de 30% de profissionais. Por se tratar de fim de semana, funcionam apenas serviços de urgência e emergência. Os centros de saúde ficam fechados.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atende regularmente, com quantidade normal de viaturas, apesar da adesão de alguns servidores da enfermagem.

No plantão matutino (até as 13 horas), o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) não dispõe de atendimento de pronto-socorro. O expediente será reservado para visita a internados. No turno da tarde (até as 19 horas) e no da noite (até as 7 horas do domingo), há previsão de um médico plantonista para receber pacientes que chegarem à unidade.

Hemocentro
Na Fundação Hemocentro de Brasília, com a interrupção da greve até terça-feira (27), a coleta de sangue foi retomada. Os estoques de cinco tipos (A-, B-, O-, AB- e O+) encontram-se abaixo do nível de segurança.

A unidade fica no Setor Médico-Hospitalar Norte, Quadra 3, e está aberta hoje até as 18 horas.