27/10/2015 às 19:46

Governo lança programa de qualificação de serviços

Qualifica Mais Brasília pretende capacitar cerca de 19 mil trabalhadores por meio de cursos, oficinas e palestras

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília


. Foto:Tony Winston/Agência Brasília

Até 27 de novembro, a Agência do Trabalhador do Plano Piloto (Setor Comercial Sul, Quadra 6, Lote 10/11) capacitará 510 trabalhadores para o mercado de trabalho por meio de cursos, oficinas e palestras. Destacam-se na oferta as 120 vagas para cursos gratuitos voltados a vendedores que disputarão vagas temporárias de Natal. Lançada nesta terça-feira, a iniciativa é parte do programa Qualifica Mais Brasília, que pretende instruir cerca de 19 mil pessoas até 2019.

“Nosso trabalho começa aqui, mas só termina com o funcionário empregado, com o empregador e com os clientes satisfeitos”, alertou Joe Valle, secretário de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (resultado da fusão das antigas Secretarias do Trabalho e do Empreendedorismo; de Política para Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos; e de Desenvolvimento Humano e Social.

Em parceria inicial com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), também serão oferecidas outras 390 vagas para oficinas e palestras. O secretário-adjunto do Trabalho, Thiago Jarjour, defendeu a aproximação entre a pasta e o setor produtivo. “É essencial entendermos as necessidades do mercado e aproveitarmos as parcerias que conseguimos para atender às demandas do setor”, afirmou.

O vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal, João Carlos Pimenta, reforçou a importância da iniciativa e colocou a categoria à disposição da pasta na oferta de vagas de emprego. “Sentimos muita falta de mão de obra qualificada no mercado”, pontuou. Assim como Pimenta, o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal Antônio Xará definiu o projeto como uma saída para melhorar o mercado em tempos de crise financeira.

Também compôs a mesa da solenidade o coordenador da Subsecretaria de Qualificação Social e Profissional, da Secretaria-Adjunta do Trabalho, Gerson de Paula Júnior.

Inscrições
Interessados em participar de alguma das atividades podem se inscrever pelo telefone 156 — via Companhia de Planejamento do Distrito Federal (primeiro, escolha a opção 9 e, depois, a 3) —, ou nas Agências do Trabalhador. Por meio da Agência Virtual do Trabalhador, ferramenta de consulta oferecida pela secretaria, é possível saber as possibilidades de empregos abertas.

Os cursos, as oficinas e as palestras serão até 27 de novembro de 2015, na Agência do Trabalhador do Plano Piloto. As oficinas e as palestras têm duração de quatro horas. Já os cursos contam com a carga horária de 15 horas.

Leia também:

Curso capacitará interessados em empregos temporários


Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/21902505753/in/album-72157658088465973/” title=”Governo lança programa de qualificação de serviços”>https://farm6.staticflickr.com/5679/21902505753_5f8057346e_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Governo lança programa de qualificação de serviços”>