27/10/2015 às 10:34

PM dá aulas de música a estudantes do ensino fundamental de Ceilândia

Escola da corporação tem 80 vagas e é voltada para socialização e proteção dos adolescentes

Por Jade Abreu, da Agência Brasília


. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Atualizado em 27 de outubro de 2015, às 11h49

Ao contrário do informado no texto, o nome do capitão da Polícia Militar, maestro da banda da corporação, é Hidemburgo dos Santos Bezerra — e não Hindemburgo Santos Ferreira.

O estudante Breno Ferreira, de 13 anos, começou a se interessar por música em setembro, quando foi selecionado para a Escola de Música da Polícia Militar do DF, em Ceilândia. O adolescente faz aula três vezes por semana e é um dos 80 alunos matriculados na instituição, que funciona em instalações do 8º Batalhão da PM (QNP 26/30, Setor P Sul). Além de instrumentos de sopro (flauta, trompete e tuba), eles aprendem percussão (bumbo e o surdo), canto e teoria musical.

O menino conta que foi a insistência da mãe que o levou a participar das aulas, mas ele se encantou com a prática musical já no primeiro contato. “Gosto muito. Não faltei nem um dia.”

Como Breno, a estudante Laurrane Maira Ferreira, de 15 anos, participa das atividades da escola e conseguiu desenvolver habilidade musical. Ela, que nunca havia tocado um instrumento, pensa em se dedicar a esse tipo de arte por mais tempo. “Acho uma ótima oportunidade. Estou até pensando em estudar música.”

Requisitos
A escola foi inaugurada oficialmente em 7 de outubro, mas o programa já funcionava havia três meses. Para este ano, as inscrições estão encerradas, mas no início de 2016 a corporação abrirá novas vagas com a previsão de turmas e com o cronograma escolar.

O aluno deve estar matriculado na rede pública, cursar do 2º ao 9º ano do ensino fundamental e ser encaminhado por uma das escolas parceiras do projeto coordenado pela Banda de Música da PMDF. Por enquanto, participam a Escola Classe nº 48 e o Centro de Ensino Fundamental nº 14. A preferência é para filhos de militar e moradores da região. As aulas ocorrem no horário contrário ao período escolar.

O capitão da Polícia Militar Hidemburgo dos Santos Bezerra, maestro da banda da corporação, explica que o objetivo do trabalho é incentivar a participação da comunidade nas atividades dentro do quartel. Bezerra acrescenta que o exercício estimula o desenvolvimento social dos alunos. “É trabalhar a música como socialização.”

Pacto pela Vida
De acordo com o regente da PM, apesar de não fazer parte do Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida, a iniciativa vai ao encontro do programa do governo na área de segurança pública, pois intensifica a aproximação dos policiais com a comunidade. “O projeto mostra que a PM não é repressiva, mas que também desenvolve ações sociais.” Segundo ele, a escola ainda trabalha com a prevenção da criminalidade uma vez que insere os jovens, já a partir dos 6 anos, em atividades culturais.

A prestadora de serviços de limpeza Edília Rodrigues é mãe de Guilherme Rodrigues, de 12 anos, um dos participantes. Ela comemora o trabalho desenvolvido pela polícia. “É bom porque assim meu filho tem uma atividade certa e não fica no meio de coisa ruim.”

Doações
De acordo com a Polícia Militar, 80 flautas usadas na escola foram doadas pela iniciativa privada. Para fazer esse tipo de contribuição, o interessado deve entrar em contato com a Comunicação Social da PM, pelo telefone 3910-1342. Não são aceitos donativos em dinheiro.

Veja a galeria de fotos: