27/10/2015 às 15:30

Saiba a situação da rede de saúde nesta terça-feira (27)

Salas de vacina nas Quadras 514 e 612 da Asa Sul funcionam normalmente, apesar da greve de servidores. Hospitais dão prioridade a casos mais graves

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Saúde

Em mais um dia de paralisação de servidores da rede pública de saúde, Alguns centros de saúde, como os de número 7 (612 Sul) e 8 (514 Sul) da Asa Sul, funcionam normalmente, inclusive a aplicação de vacinas. Já os hospitais funcionam de maneira restrita — somente pacientes em estado grave.

Os atendimentos de emergência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão mantidos desde o início da greve, em 8 de outubro.

As farmácias de alto custo estão com o horário de atendimento ampliado até sábado (31) — das 7 às 19 horas — com distribuição de senhas até as 17 horas. A entrega de medicamentos também funcionará excepcionalmente no sábado, das 7 às 18 horas, para normalizar o atendimento ao público.

Apesar de a greve dos enfermeiros ter sido considerada ilegal pelo Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios em decisão divulgada na segunda-feira (27), unidades de saúde ainda operam com equipe reduzida desses profissionais. Essa é a quinta decisão da Justiça declarando a ilegalidade de greves neste ano.

Veja como está a situação nas regiões administrativas:

Brazlândia

Hospital regional: emergência somente para casos graves. Não há enfermeiros para fazer a triagem no pronto-socorro. Ambulatório sem atendimento.

Centros de saúde: serviços parados.

Ceilândia

Hospital regional: emergência com três médicos, que atendem a apenas casos graves e pacientes internados. Há dois ortopedistas que também só recebem pacientes em estado crítico. O centro cirúrgico está aberto para situações de emergência. O ambulatório funciona parcialmente.

Unidade de pronto-atendimento: parcial.

Centros de saúde: praticamente parados.

Gama

Hospital regional: emergência sem atendimento em clínica médica. Um profissional assiste aos pacientes internados. Dois cirurgiões e dois pediatras seguem a rotina. No centro obstétrico, cinco ginecologistas. Um clínico atende a apenas pacientes graves e de média urgência. Ambulatório com atendimento em oftalmologia e odontologia.

Centros de saúde: funcionam com equipes reduzidas.

Guará

Hospital regional: emergência com dois clínicos e dois pediatras. Só são atendidos pacientes em estado grave. No ambulatório, somente psiquiatria e dermatologia estão parados.

Centros de saúde: funcionam com equipe reduzida. No da Estrutural, não há atendimento no Programa Saúde da Família.

Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo e Park Way

Unidade de pronto-atendimento: somente para casos graves.

Centros de saúde: parcial.

Paranoá

Hospital regional: apenas casos graves são atendidos na emergência. O ambulatório continua parado. Todas as cirurgias estão suspensas.

Centros de saúde: funcionam apenas para entrega de medicamentos e aplicação de vacinas.

Planaltina

Hospital regional: atendimento normal com dois clínicos e dois pediatras. Equipe reduzida de técnicos de enfermagem e de enfermeiros.

Centros de saúde: funcionam com equipes reduzidas.

Plano Piloto

Hemocentro: funciona normalmente. O estoque de sangue está baixo. As doações são feitas de segunda a sábado, das 7 às 18 horas, no SMHN, Quadra 3, Conjunto A, Bloco 3, Asa Norte.

Hospital de Base: na emergência, atendimento a casos de média e alta complexidade. Pacientes de menor urgência são direcionados para outras regionais. Ambulatórios sem atendimento de proctologia. Demais especialidades estão abertas para pacientes agendados. Radiologia recebe apenas emergências.

Oncologia: quimioterapia com atendimento restrito a pacientes agendados para hoje. Na radioterapia, apenas os casos mais graves.

Hran: emergência com atendimento restrito a casos graves. O pronto-socorro conta com um clínico no box de emergência e outros quatro médicos assistem a pacientes internados, além de um pediatra. Ambulatório com atendimento parcial na sala de curativos, na endocrinologia, na oftalmologia e na dermatologia. Todas as cirurgias eletivas foram canceladas.

Centros de saúde: os de número 7 e 8 estão com todos os serviços abertos, inclusive a sala de vacinas.

Hmib: centro obstétrico com três médicos. Três pediatras na internação e na emergência. As cirurgias eletivas estão suspensas. No ambulatório, equipe completa de médicos e reduzida de auxiliares de enfermagem.

Adolescentro: 20% dos médicos e dos técnicos de enfermagem estão em greve. O atendimento está normal na farmácia, e as consultas estão sendo remarcadas.

Unidade mista: só são atendidas emergências.

Recanto das Emas

Unidade de pronto-atendimento: normal.

Centros de saúde e clínicas da família: parcial.

Samambaia

Hospital regional: a emergência conta com três clínicos, dois cirurgiões, quatro obstetras, quatro neonatologistas e dois anestesistas. A equipe de técnicos e de enfermeiros está reduzida. No ambulatório, pacientes com consultas agendadas estão sendo atendidos. Raio X e laboratório funcionam normalmente, com equipes completas.

Unidade de pronto-atendimento: normal.

Centros de saúde: normal. Não tem médico na Clínica da Família da Quadra 312.

Santa Maria

Hospital regional: emergência com um clínico. No centro cirúrgico, só emergências. Sem atendimentos em ortopedia. Funcionamento parcial no ambulatório.

Centros de saúde: as consultas agendas foram canceladas.

Sobradinho

Hospital regional: a emergência está restrita a casos graves. Ambulatório com atendimento a gestantes de alto risco e a ecografias de emergência.

Unidade de pronto-atendimento: apenas pacientes de média e baixa complexidade estão sendo atendidos.

Centros de saúde: parcial.

Taguatinga

Hospital regional: emergência com equipe reduzida. Unidade de internação, centro obstétrico e clínica médica com funcionamento normal. Radiologia e laboratório só atendem emergências. O ambulatório funciona parcialmente.

Endocrinologia e pé diabético, unidades de terapia intensiva, centro obstétrico, central de material esterilizado e banco de leite funcionam normalmente. Endoscopia atende apenas a pacientes internados. O centro cirúrgico recebe somente casos de emergência.

O Raio-X de urgência e as ecografias agendadas estão mantidas. Não há atendimento em cardiologia, tisiologia, pediatria e otorrino. Na hemoterapia, somente consultas eletivas. Serviço de transfusão de sangue está mantido. Hemodiálise e unidades de internação estão normais.

Centros de saúde: parcial.