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29/10/2015 às 11:25
Desde que foi criado, em 2010, projeto Adasa na Escola já percorreu 276 instituições de ensino em Brasília
Crianças da Escola Classe 303 de São Sebastião levantaram as mãos e responderam em coro que querem ser guardiões da água, quando questionados por Cássia Van den Beusch, coordenadora do Adasa na Escola, durante palestra na instituição de ensino na quarta-feira (28). O encontro faz parte do projeto criado em 2010 pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal. A proposta é conscientizar o público infantojuvenil do uso racional da água, ensinar a destinação correta dos resíduos sólidos e formar agentes multiplicadores de práticas sustentáveis.
Até ontem, 276 instituições de ensino públicas e particulares e 109.129 estudantes, da educação infantil ao ensino fundamental, tinham participado das atividades do projeto. Neste ano, foram 76 escolas e 35.997 alunos. Segundo Cássia, a meta, criada em 2013, era alcançar 20 mil estudantes por ano. “Em 2015, a expectativa é chegar a 40 mil até dezembro”, estima. Ela acredita que a propaganda entre as próprias instituições e as notícias de crise hídrica em outras unidades da Federação fizeram com que o interesse aumentasse e contribuíram para que, já em março, o calendário de visitas estivesse completo até o fim do ano.
A unidade pública de ensino de São Sebastião já havia participado do projeto em anos anteriores. “A gente sabe que é uma semente que tem de ser cultivada sempre para dar bons frutos”, ressalta o orientador educacional Alexandre Paiva. “Espero que eles [os alunos] consigam ter consciência da economia e do uso racional da água e repassem o que aprenderam.”
Metodologia
As ações ocorrem três vezes por semana, quando são usados recursos didáticos, como a cartilha Os Guardiões da Água Contra o Mal do Desperdício. Na história, dois super-heróis ensinam práticas de consumo consciente. A publicação vem acompanhada de uma carteirinha, na qual o aluno escreve o próprio nome e o da escola e gruda uma foto para tornar-se um guardião.
O material distribuído para os alunos varia de acordo com a faixa etária. Além da cartilha, há folhetos explicativos para os pais e sugestões de planos de aula para os professores. A instituição de ensino também recebe o título de guardiã da água.
O projeto tem outras ações específicas, como a promovida em setembro, durante a Semana Lago Limpo. Na ocasião, foram ministradas aulas sobre o meio ambiente para professores da rede pública de ensino. Os colégios também podem solicitar à agência atividades de capacitação dos profissionais.
Em novembro, o Adasa na Escola participará do 21º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que neste ano será em Brasília. Haverá um circuito com três estações (água e saúde, consumo consciente e ciclo da água) para receber crianças e adolescentes de escolas públicas do DF previamente selecionadas.
Como participar
As instituições interessadas devem fazer o pedido de visita do projeto pelo telefone 3961-4945 ou pelo e-mail adasanaescola@adasa.df.gov.br. As vagas para este ano estão encerradas, mas é possível ficar na lista de espera para o caso de desistências. Para 2016, as inscrições começarão em janeiro.
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