30/10/2015 às 20:17, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Codeplan lança Laboratório de Avaliação do Gasto Público

Proposta da iniciativa é criar espaço para discutir questões que auxiliem o governo a melhorar a qualidade dos serviços à população

Por Rafael Alves, da Agência Brasília


. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

A partir de terça-feira (3), o governo de Brasília contará com um instrumento para ajudá-lo a entender como os cidadãos percebem as despesas públicas e de que forma essa compreensão pode ser revertida em melhoria da qualidade de vida dos brasilienses. A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) lança o Laboratório de Avaliação do Gasto Público, às 14h30, no Auditório Francisco de Assis Rodrigues, no edifício da empresa (Setor de Administração Municipal).

De iniciativa da Codeplan e em parceria com instituições de pesquisa nacionais e internacionais, o projeto visa criar um espaço para debates e análises de questões fiscais, tributárias e de políticas públicas e do impacto delas para a população. “Nossa ideia é fazer um acompanhamento de diversas áreas onde o Executivo atua para auxiliar os órgãos governamentais quanto à qualidade e ao efeito dos serviços públicos para o cidadão, além de dar mais transparência a esse processo”, resume o presidente da Codeplan, Lucio Rennó.

Um grupo formado por pesquisadores da companhia, da Universidade de Brasília, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, do Instituto Mauro Borges e do Banco Interamericano de Desenvolvimento definirá modelos de levantamentos para apreciar a qualidade das políticas públicas em setores como saúde, educação e segurança. Futuramente, essas pesquisas se transformarão também em uma avaliação científica e criteriosa do conjunto de elementos que compõem o gasto governamental.

Apresentações
O lançamento será marcado com apresentações de especialistas sobre análises e estudos a respeito de temas importantes para a gestão pública, entre eles: Avaliação da Eficiência das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) do DF e Estimativa de Subsídios do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) entre 2004 e 2014: DF e Goiás.

Site
Também na terça-feira (3), entrará no ar o site do laboratório, com o cronograma de trabalho, informações sobre os pesquisadores e dados sobre orçamento, arrecadação e gastos no Distrito Federal. Ele estará disponível no site da companhia: www.codeplan.df.gov.br.

 

Lançamento do Laboratório de Avaliação do Gasto Público
3 de novembro de 2015 (terça-feira)
Às 14h30
Companhia de Planejamento do Distrito Federal — Setor de Administração Municipal, Bloco H (próximo ao Anexo do Palácio do Buriti), 2º andar, Auditório Francisco de Assis Rodrigues