05/11/2015 às 12:32

Troca de livros em Ceilândia vai até sábado (7)

Acervo da biblioteca pública tem 70 mil opções. Interessados devem levar um exemplar para participar desta edição do projeto

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília


. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Incentivar o hábito da leitura e levar conhecimento à comunidade são os objetivos do projeto Troca-Livro, promovido pela Biblioteca Pública de Ceilândia Carlos Drummond de Andrade, com o apoio da administração regional na cessão do espaço e na divulgação local. Até 7 de novembro, é possível levar exemplares de qualquer gênero literário e trocá-los por outros títulos, de graça. Material didático, apostilas de concursos, gibis, revistas e enciclopédias também podem ser trocados. Para compor o acervo de 70 mil itens, é importante que o exemplar esteja em bom estado de conservação.

O projeto criado em 2009 estava parado desde 2012 e foi retomado neste ano. Desde o início desta edição, em 26 de outubro — a primeira de 2015 —, já foram feitas 700 trocas. O projeto também celebra o Dia Nacional do Livro, comemorado em 29 de outubro. “Pode trocar por revista, por apostila, o importante é estimular a relação entre a comunidade e este espaço”, afirma a coordenadora da biblioteca, Jaqueline Afonso Soares. A educadora é parte de uma equipe de 12 pessoas, entre professores e servidores da Administração Regional de Ceilândia, que trabalha com a promoção da leitura e com projetos para a área. “Queremos despertar o interesse de todas as faixas etárias no mundo dos livros.”

A idealizadora e responsável pelo projeto, Eliane Regina de Andrade, conta que a iniciativa surgiu da inquietação por ver tantos livros repetidos sem uso. “Vivemos de doações e eu sentia necessidade de renovar nossos estoques de forma criativa”, explica. Eliane acrescenta que, além da mudança no acervo promovida pelas trocas, o projeto propicia a interação entre frequentadores da biblioteca e é aberto a crianças, jovens e adultos.

Público
Morador da região administrativa, Eduardo Melo, de 30 anos, frequenta a biblioteca de segunda a sábado. O administrador de empresas, que tem o objetivo de passar em um concurso público, aproveita o Troca-Livros para atualizar as apostilas. “Troco material de estudo e consigo coisas que procuro também, é muito interessante”, afirma.

A coordenadora da unidade conta que jovens de regiões administrativas próximo a Ceilândia, como Samambaia, Taguatinga e Riacho Fundo, frequentam a Biblioteca Carlos Drummond de Andrade para fazer as trocas. “Já veio até um jovem do Itapoã”, diz Jaqueline. Para ela, o interesse de moradores de outras regiões é um alerta para que as outras 27 bibliotecas públicas promovam iniciativas semelhantes.

Projeto Troca-Livro
Biblioteca Pública de Ceilândia Carlos Drummond de Andrade — QNN 13, Módulo B (Ceilândia Norte)
Até 7 de novembro
De segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas
Aos sábados, das 8 horas ao meio-dia

Veja a galeria de fotos:

Troca de livros de graça em Ceilândia