08/11/2015 às 17:12

Fim de semana de medalhas em festival esportivo

Cinco mil atletas de quatro Centros Olímpicos e Paraolímpicos de Brasília competem desde setembro em 10 modalidades, como o judô. Neste fim de semana, São Sebastião foi palco de várias finais

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília


Judô contou com atletas de várias graduações
Judô contou com atletas de várias graduações. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

No Rio de Janeiro pode ser só em 2016, mas em quatro Centros Olímpicos e Paraolímpicos de Brasília as olimpíadas já começaram. Desde setembro, 5 mil atletas entre 4 e 45 anos disputam medalhas em seis modalidades convencionais e quatro adaptadas para competidores com deficiência na primeira edição do Festival Olímpico e Paraolímpico.

Com equipes de Ceilândia (Parque da Vaquejada), Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião, a competição entrou na fase decisiva neste fim de semana. Dentre os atletas que disputaram neste domingo (8) no Centro Olímpico e Paraolímpico de São Sebastião, o destaque foi o nadador Alexandre Marques, de 13 anos. Durante a manhã ele abocanhou sete medalhas de ouro. “Meu ídolo é o César Cielo”, conta o morador do Riacho Fundo II. “Me espelho muito nele. É um herói nacional”, destaca o estudante do 7º ano, que espera participar em alguns anos de torneios em nível nacional e internacional.

Em outro ponto do centro, Roberto Carlos Barbosa, de 35 anos, brigava por uma vaga na final do parabadminton. Vítima de um tiro há 15 anos que o deixou paraplégico, ele encontrou no esporte uma saída para o caminho que trilhava no tráfico de drogas. Barbosa começou na modalidade em 2012 e continuou até virar profissional.

“Viajo muito para São Paulo e outros estados [para competir] desde que o esporte mudou minha vida”, conta. No próximo fim de semana, o objetivo é vencer a final do parabadminton no festival, mas, nos dias 12 e 13 de dezembro, o compromisso é no campeonato brasileiro, em Brasília. O dia ainda teve competições de judô, vôlei e tênis.

Outras finais
No sábado (14), a partir das 8 horas, o Centro Olímpico e Paraolímpico de Samambaia receberá a última rodada de confrontos. Junto com os finalistas masculinos do badminton e parabadminton, que conseguiram avançar à final neste domingo (8), os atletas das categorias adulto masculino e feminino no vôlei, natação e tênis também definem quem sobe ao lugar mais alto do pódio. No encerramento do festival, crianças de 4 a 8 anos poderão participar da corrida Turminha Campeã.

Ao longo do festival, tiveram provas de atletismo, basquete, judô, natação, tênis e vôlei, nas modalidades convencionais, e atletismo, bocha, natação e parabadminton nas adaptadas.

De acordo o gerente-geral dos quatro centros participantes do festival, Márcio Falcão, a ideia é que os competidores vivenciem o cotidiano olímpico e absorvam valores do esporte. “Entre eles, empenho, respeito ao treinador, aos colegas e aos adversários, dedicação e humildade”, elenca. A competição foi organizada pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, em parceria com a Fundação Assis Chateaubriand — responsável pela gestão pedagógica dos Centros Olímpicos e Paraolímpicos de Ceilândia (Parque da Vaquejada), Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião.
 

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157660229147689″ title=”Festival Olímpico e Paraolímpico em São Sebastião”>https://farm6.staticflickr.com/5773/22848610766_453c7c3472_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Festival Olímpico e Paraolímpico em São Sebastião”>