16/11/2015 às 18:43, atualizado em 16/05/2016 às 17:12

Governador assina termo de cooperação técnica com o Comitê Rio 2016

Brasília sediará partidas de futebol na Olimpíada do próximo ano. Rollemberg adiantou que serão feitas parcerias econômicas para receber o evento

Por Jade Abreu, da Agência Brasília


. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Atualizado em 16 de novembro de 2015, às 17h56

O governador Rodrigo Rollemberg assinou nesta segunda-feira (16) o documento que oficializa a capital do País como uma das sedes da Olimpíada do ano que vem. Por meio do termo de cooperação técnica entre Brasília e o Comitê Rio 2016, o Distrito Federal receberá jogos de futebol masculino e feminino.

No encontro, o governador ressaltou a importância do evento para a cidade. De acordo com o chefe do Executivo, os Jogos Olímpicos vão trazer lucros à capital ao incentivar o comércio e o turismo. “É uma vocação local ser um grande centro cultural e esportivo. O mundo inteiro vai parar para ver Brasília.”

Rollemberg acrescentou que serão feitas parcerias econômicas com o governo federal e com o setor privado para trazer o evento esportivo.

Recursos
A secretária-adjunta do Esporte e Lazer, da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Distrito Federal, Leila Barros, disse que já existem R$ 6 milhões para ajudar em reformas de quadras e de arquibancadas a serem usadas para treinos dos atletas. Segundo Leila, o Ministério do Esporte também vai contribuir com R$ 1 milhão para reformar o campo de treinamento do Colégio Militar de Brasília, na Asa Norte — local escolhido com orientação do comitê por ser próximo do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, que receberá dez partidas.

Na cerimônia, o diretor-executivo de Operações do Comitê Rio 2016, general de divisão Marco Aurélio Vieira, explicou que, para abrigar os jogos, a cidade vai usar estruturas já existentes. “Será tudo feito de uma forma simples, será uma Olimpíada barata”, destacou. “Vamos utilizar o mínimo de estrutura temporária possível.”

Também participaram da solenidade o subchefe de Assuntos Federativos, da Secretaria de Relações Institucionais, da Presidência da República, Olavo Noleto; o secretário nacional de Futebol, do Ministério do Esporte, Rogério Hamam; o secretário de Educação, Esporte e Lazer do DF, Júlio Gregório Filho, e o secretário-adjunto de Turismo do DF, Jaime Recena.

Diretrizes
Após a assinatura do termo de cooperação, o governador de Brasília recebeu representantes do comitê no gabinete, no Palácio do Buriti, para traçar diretrizes sobre a recepção dos jogos na cidade. Entre os assuntos debatidos estavam o trajeto da tocha olímpica — que parte da capital brasileira para outras 82 cidades em 95 dias de revezamento —, parcerias orçamentárias entre os governos local e federal e o legado que será deixado após o evento. Foram discutidas ainda a necessidade de vistoriar a condição dos estádios para treinamento e a definição de quais melhorias precisam ser feitas para receber os jogadores em 2016.

Acesse o termo de cooperação técnica, o caderno de encargos e a matriz de responsabilidade do evento.

Leia também:

Brasília é confirmada como sede para jogos de futebol na Rio 2016

Brasília será a primeira cidade a receber a chama olímpica dos jogos Rio 2016

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157660545207719″ title=”Governador assina termo de cooperação técnica com o Comitê Rio 2016″>https://farm6.staticflickr.com/5807/23069271235_62704f6733_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Governador assina termo de cooperação técnica com o Comitê Rio 2016″>