19/11/2015 às 19:31

Professores e escolas públicas recebem homenagem por iniciativas bem-sucedidas

Foram 56 docentes e 23 unidades de ensino inscritos nos prêmios Gestão Escolar e Professores do Brasil

Por Dayane Oliveira, da Agência Brasília


O governador Rodrigo Rollemberg, a professora María Acosta e o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Júlio Gregório Filho
O governador Rodrigo Rollemberg, a professora María Acosta e o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Júlio Gregório Filho. Foto:Tony Winston/Agência Brasília

Atualizado em 19 de novembro de 2015, às 18h50

Ao contrário do informado na versão anterior, as professoras Mariana, Patrícia e María concorrerão agora na etapa nacional do prêmio Professores do Brasil, e não na regional.

Cinquenta e seis professores e 23 escolas públicas de Brasília foram homenageados nesta quinta-feira (19) pela participação nos prêmios Gestão Escolar 2015/2016 e no Professores do Brasil. A cerimônia, realizada pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, ocorreu na Escola de Governo do Distrito Federal. “Não tenho dúvida de que a educação é a forma mais inteligente, eficiente, sustentável, mais duradoura de mudar a sociedade”, ressaltou durante o evento o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

Para o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Júlio Gregório Filho, é fundamental reconhecer os papéis do gestor e do professor. “É na escola, na gestão dela, e no exercício do magistério, atividade mais nobre da educação, com os nossos alunos, lutando com as dificuldades que conseguimos mudar pessoas que transformarão o mundo”, enfatizou.

Os dois prêmios integram a Iniciativa Educadores do Brasil — ação criada neste ano pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, do Conselho Nacional de Secretários de Educação e do Ministério da Educação. O foco das premiações é a meta 17 do Plano Nacional de Educação: buscar a valorização dos profissionais do magistério das redes públicas da educação básica, a melhoria da administração das escolas públicas e a disseminação de boas práticas de gestão organizacional.

Ganhadores
Vinte e três unidades escolares do Distrito Federal se inscreveram neste ano para o prêmio Gestão Escolar, que existe desde 1998. O vencedor da etapa estadual/distrital foi o Centro de Ensino Fundamental 8 de Taguatinga, que receberá R$ 6 mil. Em segundo lugar, ficou a Escola Classe 15 de Ceilândia, seguida pela Escola Classe 308 Sul.

O prêmio Professores do Brasil, na nona edição, visa a reconhecer o trabalho dos docentes pela contribuição dada à melhoria da educação por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas. A condecoração é dividida em seis categorias: Creche — Educação Infantil; Pré-escola — Educação Infantil; Ciclo de Alfabetização; 1º a 5º anos — anos iniciais do Ensino Fundamental; 6º a 9º anos — anos finais do Ensino Fundamental; e Ensino Médio.

As ganhadoras foram as professoras Vanda Maria do Rosário Melo, do Centro de Ensino Especial 1 de Brazlândia, na categoria Creche; Mariana Soares Ferreira, do Jardim de Infância 603 do Recanto das Emas, na Pré-escola; Patrícia Ramos de Freitas, do Centro de Ensino Especial 1 de Ceilândia, na Ciclo de Alfabetização; Sandra Regina Machado, do Centro de Ensino Fundamental 32 de Ceilândia, na 1º a 5º anos; Janaína Rodrigues Theodora, do Centro de Ensino Fundamental Santos Dumont, do Gama, na 6º a 9º anos; María del Pilar Tobar Acosta, do Centro de Ensino Médio 1 de São Sebastião, na Ensino Médio. Cada uma delas receberá R$ 7 mil. As educadoras Mariana, Patrícia e María concorrerão agora na etapa nacional.

Heroínas
A professora de língua portuguesa María Acosta desenvolveu o projeto Heroínas Sem Estátua. Ele mostra o legado de mulheres que deram importantes contribuições à sociedade, mas não foram reconhecidas por isso. “Todos nós encabeçamos projetos de vidas, educacionais; o meu teve como objetivo dar espaço à voz no ambiente da escola”, resumiu a mestra.

Participaram também da solenidade os subsecretários de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação, Fábio Pereira de Sousa; de Educação Básica, Daniel Damasceno Crepaldi; e o diretor da Escola de Governo do DF, José Wilson Granjeiro.

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157661423083301″ title=”Professores e escolas públicas recebem homenagem por iniciativas bem-sucedidas”>https://farm6.staticflickr.com/5647/22731044977_3c8bab97cc_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Professores e escolas públicas recebem homenagem por iniciativas bem-sucedidas”>