21/11/2015 às 19:02

Bombeiros de Brasília reforçam combate a incêndio florestal na Chapada Diamantina

Quarenta e seis militares embarcaram neste sábado (20) para o parque nacional, na Bahia. Fogo atinge a unidade de conservação há mais de 20 dias

Por Renaro Cardozo, da Agência Brasília

Por volta das 14h40 deste sábado (21), 46 militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal especializados em ações florestais embarcaram para a cidade de Lençóis, na Bahia. O grupo vai reforçar o combate ao incêndio que se alastra há mais de 20 dias pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina. A presença do efetivo brasiliense foi requisitada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional.

Segundo o tenente Mendes Silva, do Grupamento Ambiental da corporação, além de recursos humanos, foram levados abafadores, mochilas costais anti-incêndio, motobombas e um avião Nimbus 02. Os militares do DF permanecerão no local até o fim da operação.

Parque
O Parque Nacional da Chapada Diamantina foi criado pelo Decreto n° 91.655, de 1985, com o objetivo de proteger amostras dos ecossistemas da porção nordeste da Serra do Sincorá, na chapada, assegurando a preservação dos recursos naturais e proporcionando oportunidades controladas para visitação, pesquisa científica e conservação de sítios e estruturas de interesse histórico-cultural-paisagístico.

Com 152.575 hectares, 110 quilômetros de comprimento (na direção aproximada norte-sul) e 27 quilômetros de largura, a unidade de conservação distribui-se pelos municípios baianos de Andaraí, Ibicoara, Itaitê, Lençóis, Mucugê e Palmeiras.

A sede do parque fica em Palmeiras, próximo do limite noroeste da Bahia, mas o centro urbano mais visitado pelos turistas é Lençóis, tombado em 1973 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como monumento histórico nacional.