23/11/2015 às 17:33

Viva Brasília terá plano integrado de prevenção à violência

Pasta da segurança pública e forças policiais trabalharão em parceria com áreas sociais do governo e ONGs. Programa Cultura de Paz será apresentado na quarta (25)

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social

O programa Cultura de Paz, que reúne as iniciativas de prevenção do Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida, será apresentado à sociedade civil durante o Fórum Preparatório da Conferência Distrital de Segurança Pública, na quarta-feira (25), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

O Cultura de Paz foi construído a partir de 25 reuniões do GT Prevenção, grupo de trabalho coordenado pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social do qual participaram representantes das forças policiais, das pastas sociais do governo e de organizações não governamentais (ONGs).

De acordo com a subsecretária de Segurança Cidadã, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar, o diferencial do programa é seu potencial agregador. “Construímos uma metodologia de trabalho em que há interação entre os órgãos envolvidos. É um alinhamento histórico.”

Carta
Durante o evento, também será apresentada a Carta pela Cidadania, documento que sintetiza a linha de pensamento do programa Cultura de Paz. O texto será discutido e votado em sessão plenária.

A participação no Fórum Preparatório da Conferência Distrital de Segurança Pública está aberta a qualquer morador do DF. É preciso apenas preencher a ficha de inscrição pela internet até esta terça (24).

Programação do Fórum Preparatório da Conferência Distrital de Segurança Pública
25 de novembro de 2015 (quarta-feira)

8h30: credenciamento dos participantes
9h30: abertura oficial
10h30: entrega da Política de Prevenção do Viva Brasília: Nosso Pacto pela Vida; apresentação do Plano de Ação do Programa Cultura de Paz – 2016-2018; assinatura do decreto de criação do Conselho Distrital de Segurança Pública; posse dos membros dos conselhos comunitários de segurança do DF – 2015-2017
12h30: intervalo
14h30: grupos de trabalho para elaboração da Carta da Cidadania a ser pactuada entre os conselhos comunitários de segurança e os movimentos sociais
17h30: plenária para aprovação da Carta da Cidadania
18h30: encerramento com atividade cultural

No Centro de Convenções Ulysses Guimarães