04/12/2015 às 18:44, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Criado comitê para assessorar o consórcio de manejo de resíduos sólidos

Nove servidores públicos do DF serão responsáveis por elaborar estudos técnicos e prestar apoio ao grupo formado por Brasília e 19 municípios goianos

Por Rafael Alves, da Agência Brasília

Foi publicado nesta sexta-feira (4) no Diário Oficial do Distrito Federal o decreto que cria o comitê de assessoramento do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais da Região Integrada do DF e Goiás (Corsap/DF-GO). A medida nomeia nove servidores do governo de Brasília, que vão prestar apoio administrativo e executivo ao consórcio, especialmente quanto à gestão de patrimônio e pessoal, planejamento e controle interno.

A finalidade desse auxílio é elaborar estudos técnicos e de implementação de tecnologia de tratamento de resíduos sólidos, incluindo assuntos relativos a aterros sanitários e drenagem pluvial. O grupo também deve participar de reuniões para implementar a Política Nacional de Resíduos Sólidos em todo o DF e oferecer subsídios para a elaboração de um modelo de gestão integrada que possibilite a inserção e inclusão de catadores de materiais recicláveis.

Considerada prestação de serviço público relevante, a participação no colegiado não é remunerada. As ações serão desempenhadas em seis meses, prazo prorrogável por igual período.

Corsap
Criado em 2013, o consórcio tem como objetivo garantir que as localidades envolvidas atendam às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos. É composto, além de Brasília, por Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Vila Boa. Em 11 de agosto de 2015, foi formalmente homologada a participação de mais três municípios: Cidade Ocidental, Mimoso de Goiás e Novo Gama.

Acesse o decreto que cria o comitê de assessoramento do Corsap/DF-GO.

Leia também:

Manejo de resíduos sólidos e de águas pluviais será discutido em conferência regional

Governadores de Brasília e de Goiás discutem manejo de resíduos sólidos