04/12/2015 às 14:35

Mulheres reúnem-se no fim de semana para sugerir políticas públicas

De acordo com a subsecretária Silvânia Matilde, encontro do DF resultará em documento a ser apresentado em março na conferência nacional

Por Da Agência Brasília


Subsecretária de Políticas para Mulheres, da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Silvânia Matilde
Subsecretária de Políticas para Mulheres, da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Silvânia Matilde. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Setenta e nove delegadas eleitas em novembro passarão o fim de semana reunidas na 4ª Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres, no auditório do Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação, Esporte e Lazer (907 Sul). O tema central — Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres — foi sugerido pela Secretaria de Direito das Mulheres, da Presidência da República.

Ao fim do evento, as participantes terão elaborado sugestões de políticas públicas para tornar a igualdade de direitos realidade no País. “Esse documento será levado para a conferência nacional, em março”, informa a subsecretária de Políticas para Mulheres, da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Silvânia Matilde.

Segundo ela, um passo importante para superar a cultura patriarcal no Brasil — que coloca a mulher como responsável pela casa e pela família, e o homem como provedor — é a introdução de disciplinas de conscientização sobre igualdade de gêneros ainda nas escolas. “É uma questão de educação. Nossos jovens precisam ser formados com consciência de igualdade de direitos entre os gêneros para lutarem pela causa no futuro.”

A conferência distrital será dividida em quatro principais eixos: participação dos conselhos e movimentos sociais na construção de políticas públicas; estruturas políticas para mulheres no DF; participação no poder; e criação de um sistema nacional de políticas para mulheres.

Encontro nacional
A conferência distrital reúne sugestões colhidas e debatidas em outros quatro encontros regionais, que envolveram as 31 regiões administrativas de Brasília. O resultado das discussões de sábado (5) e domingo (6) será enviado para ser analisado durante a 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, de 15 a 18 de março de 2016, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Leia também:

Mulheres indicam 79 delegadas para conferência distrital em dezembro

Saúde e participação política são prioridades eleitas para conferências de mulheres

Moradoras de seis regiões debatem políticas para mulheres