10/12/2015 às 12:54

Biblioteca Pública de Ceilândia completa mais um ano

Na manhã de sexta-feira (11), local terá apresentações para comemorar a data

Por Da Agência Brasília


. Edição de arte/Agência Brasília

Com área de 1.263 metros quadrados, a Biblioteca Pública de Ceilândia Carlos Drummond de Andrade atende diariamente de 500 a 800 pessoas. Nesta sexta-feira (11), das 10 horas às 10h50, o público poderá assistir a apresentações culturais para celebrar os 22 anos de existência do local, completados em 2 de dezembro.

Segundo a direção da biblioteca, 90% dos frequentadores são alunos da rede pública de ensino e 10%, pessoas que estudam para concurso. No início, o espaço ocupava 200 metros quadrados e tinha uma caixa de livros. Hoje, há mais de 70 mil exemplares e 14 mil pessoas cadastradas.

O arquivo de aço com fichas catalográficas foi substituído por um sistema de computadores e softwares (programas) em 2002. De acordo com a coordenadora pedagógica da biblioteca, Jaqueline Afonso Soares, a unidade de leitura de Ceilândia é considerada referência para as demais de Brasília. “Da rede de bibliotecas públicas das regiões administrativas, ela é maior em estrutura física, acervo bibliográfico e projetos pedagógicos desenvolvidos.”

Algumas das atividades envolvem contação de histórias, produção de texto, incentivo à leitura, valorização da biblioteca como espaço sociocultural, capacitação e educação profissional e auxílio à pesquisa. Para mais informações, os interessados podem ligar no 3372-3150.

Biblioteca Publica de Ceilandia22anos AgenciaBrasilia

Programação
As atrações vão começar às 10 horas com o grupo de dança da Escola Classe 2 de Ceilândia. Depois, a bailarina Amanda Carneiro fará uma encenação de balé clássico. Haverá também leitura de cordel, com o professor da Escola Classe 48 Raimundo Sobrinho.

Às 10h15, será lançado o plano de trabalho da Biblioteca Pública de Ceilândia, que consiste em uma planilha de ações já desenvolvidas pela equipe de educadores e um cronograma futuro de atividades. O evento se encerrará com um café da manhã. A biblioteca fica na QNN 13, Área Especial, Ceilândia Norte.