14/12/15 13:59
Atualizado em 12/5/16 às 17:51

Centro de Juventude de Ceilândia muda de endereço

Integrada a outros equipamentos públicos da região, na QNN 13, nova sede será inaugurada nesta terça-feira (15)


Aula de dança no Centro de Juventude
Aula de dança no Centro de Juventude. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Será inaugurada nesta terça-feira (15) a nova sede do Centro de Juventude de Ceilândia. O espaço funcionará no prédio do Conselho Tutelar e do Centro Cultural, na QNN 13. Ao lado também está a Biblioteca Pública da região. Por estar no mesmo ambiente dos outros equipamentos públicos, não houve gastos com a transferência. Com a mudança, a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude espera ampliar, em 2016, o atendimento a jovens da comunidade e o desenvolvimento de atividades como oficinas de lutas, fotografia e informática.

De acordo com a subsecretária da Juventude, Aline Bezerra, responsável pelo gerenciamento dos centros de juventude na capital, os 75 jovens atendidos em Ceilândia são conduzidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e têm idade entre 15 e 18 anos. “Pretendemos atender no ano que vem pessoas de 15 a 29 anos, por encaminhamento da rede de serviços sociais e por demanda espontânea.”

O secretário de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Aurélio Araújo, acredita que o novo endereço vai estimular os jovens da comunidade a participar das atividades. “Precisamos colocar os serviços públicos integrados, para que o interesse não tenha que se deslocar tanto. Ainda há, nas proximidades, a Unidade de Atendimento em Meio Aberto (Uama).” O Centro de Juventude da região ficava na QL 14 do Setor de Indústrias de Ceilândia Norte.

Atendimento
Além de Ceilândia, Brasília conta com o Centro de Juventude da Estrutural, também com capacidade para atender 75 jovens. A partir de 2016, serão construídas mais quatro unidades: outra em Ceilândia, uma em Samambaia, uma em São Sebastião e uma em Sobradinho. A previsão é que sejam gastos R$ 10 milhões nas obras, com verba do Fundo de Desenvolvimento Urbano do DF.

Os centros são espaços de convivência para estimular a inclusão social dos jovens, por meio do acesso à assistência social, à cultura, ao esporte, ao lazer e à qualificação profissional e educacional. São prestados serviços de acompanhamento psicossocial individual e familiar. Existem ainda oficinas de dança, fotografia, informática, lutas marciais, música e reforço escolar, entre outras. Elas ocorrem três vezes por semana, três horas por dia.

Inauguração da nova sede do Centro de Juventude de Ceilândia
15 de dezembro (terça-feira)
Às 14 horas
Na QNN 13, Conjunto P, Módulo B, Área Especial, Ceilândia Norte

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157662402579305″ title=”Centro de Juventude de Ceilândia ganha novo endereço”>https://farm1.staticflickr.com/749/23716615226_bff8b800c3_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Centro de Juventude de Ceilândia ganha novo endereço”>