15/12/2015 às 14:19, atualizado em 08/02/2017 às 09:45

Nesta semana, chega ao fim a primeira etapa da revitalização do Bosque dos Tribunais

Após o plantio de cerca de 2,5 mil mudas do Cerrado, espaço receberá pista de caminhada e ampliação do estacionamento. Governador esteve hoje (15) no local

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

. Foto: Mary Leal/Agência Brasília

Com o término, ainda nesta semana, do plantio de mais 1,5 mil mudas do Cerrado, estará concluída a primeira etapa de revitalização do Bosque dos Tribunais. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, esteve na manhã desta terça-feira (15) no local para ver de perto o andamento do projeto Parque Bosque dos Tribunais, que prevê ainda uma pista de caminhada e a ampliação do estacionamento para servidores do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O plantio começou em fevereiro e será finalizado com 2,5 mil mudas. “O objetivo é transformar a capital em uma cidade modelo do ponto de vista da arborização”, destacou Rollemberg. “É uma maneira de deixar o local mais bonito e agradável.”

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) é a responsável por fornecer as espécies de árvores. O bosque tem 14 hectares e passa a contar com pequizeiro, xixá, jatobá-da-mata, açoita-cavalo, pombeiro, angico, jacarandá-do-cerrado, aroeira, landim, ipê-branco, ipê-amarelo, gonçalo-alves e piúna.

Esse processo custou cerca de R$ 100 mil, de acordo com a Novacap. As próximas etapas dependem de licitação, mas o presidente da companhia, Hermes de Paula, espera que tudo esteja pronto até o fim do primeiro semestre de 2016.

Outras melhorias
A pista de caminhada terá cerca de 1,5 mil metros e contará com investimento estimado em R$ 200 mil. Quanto à ampliação do estacionamento em mais 1,5 mil vagas, ainda não há previsão de custo.

Também sem previsão de gasto, será construída uma composteira de resíduos orgânicos para reaproveitar mensalmente 1,3 mil quilos de borra de café produzida pelos tribunais. O material servirá para o enriquecimento do solo.

Na opinião do presidente do STJ, ministro Francisco Falcão, a revitalização é fundamental, pois evita futuras especulações imobiliárias. “Esse é um espaço público, do qual a sociedade precisa se apossar e fazer o devido uso.”

Também participaram da visita a vice-presidente do STJ, Laurita Vaz, e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que recentemente esteve em Paris, na França, onde participou da 21ª Conferência do Clima (COP-21) das Nações Unidas.

Leia também:

Praça dos Tribunais ganha bosque com plantas nativas

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157662372584286″ title=”Nesta semana, chega ao fim a primeira etapa da revitalização do Bosque dos Tribunais”>https://farm6.staticflickr.com/5694/23399984109_fa3753ae98_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Nesta semana, chega ao fim a primeira etapa da revitalização do Bosque dos Tribunais”>