15/12/2015 às 19:03

Visitas de parentes a presos deverão ser feitas em datas antecipadas

O encontro de Natal será marcado para os dias 21 e 22, e o de ano-novo, para 28 e 29 de dezembro

Por Da Agência Brasília

Familiares e amigos de presos dos complexos penitenciários de Brasília terão de agendar as visitas de fim de ano para datas antecipadas. Aquelas que seriam feitas na véspera e no dia de Natal (24 e 25 de dezembro) serão marcadas para os dias 21 e 22, respectivamente. Já o encontro que ocorreria em 31 de dezembro passará para o dia 28, enquanto o de 1º de janeiro será em 29 de dezembro.

De acordo com a Subsecretaria do Sistema Penitenciário, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, a mudança ocorre por causa do período de recesso dos servidores, quando há diminuição do efetivo.

Agendamento
Desde novembro, as visitas podem ser agendadas pelo site da subsecretaria com uma semana de antecedência à data. O objetivo do sistema virtual é reduzir as filas nas unidades prisionais e o tempo de espera dos parentes de detentos.

Para marcar pela internet, o visitante apresenta um número de cadastro que deve ser feito no posto do Na Hora do Riacho Fundo I ou nas unidades prisionais. Cada detento pode listar até dez pessoas, sendo nove parentes e um amigo. A relação de nomes pode ser alterada a cada seis meses do último cadastro.

As únicas unidades que não têm o sistema on-line são o Centro de Internamento e Reeducação, ligado à Papuda, e a Penitenciária Feminina do DF, no Gama.

Leia também:

Visitas ao Centro de Detenção Provisória podem ser marcadas pela internet