16/12/2015 às 13:18

Polícia Militar faz operação para evitar crimes em coletivos e pontos de ônibus

Fiscalização intensiva ocorre diariamente até o dia 31 de dezembro. Setenta policiais vão fazer abordagens em locais de grande movimentação de pessoas

Por Rafael Alves, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

A Polícia Militar intensifica a fiscalização a coletivos e as abordagens a suspeitos em pontos de ônibus e locais de grande movimentação de pessoas neste fim de ano. A operação denominada Coletivos teve início nesta quarta-feira (16) e vai até o dia 31 de dezembro. O objetivo é coibir a ação de criminosos que atuam nesses locais e reduzir o número de roubos, furtos e outros delitos.

Treze batalhões estão envolvidos na operação, entre eles o Grupo Tático Operacional, o Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) e o Batalhão de Operações com Cães. Setenta policiais em 30 viaturas vão fazer desde revistas em ônibus até abordagens pessoais para identificar produtos de roubo, armas e drogas.

Precauções
De acordo com o coronel Mauro Lemos, comandante da operação, os criminosos se aproveitam da maior movimentação de pessoas no fim de ano para cometer delitos.

“A recomendação à população é que preste bastante atenção em locais de grande aglomeração e não deixe objetos de valor à mostra”, alerta. “Esse trabalho ocorrerá diuturnamente para coibir possíveis crimes e dar uma maior sensação de segurança ao cidadão, principalmente para aquele que usa o transporte coletivo”, completa.

A fiscalização policial ocorre em todo o Distrito Federal, mas com um foco maior em vias e rodovias consideradas críticas, como a Epia Sul, a Epia Norte, a BR-060 e a via Estrutural. Os trabalhos também devem ser reforçados nas regiões de Samambaia, Estrutural, Sobradinho e Santa Maria.

Paralisação
Nesta quarta-feira (16), os rodoviários pararam as atividades das 4 às 8 horas para cobrar mais segurança nos ônibus. Segundo o sindicato da categoria, os veículos de todas as empresas voltaram a circular a partir de 8 horas e não há nenhuma outra greve programada. O serviço está normalizado. Devido à paralisação, os departamentos de Trânsito (Detran) e de Estradas de Rodagem (DER) liberaram as faixas exclusivas de coletivos para a circulação de outros veículos. A medida vai até 11h59 de hoje.

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157661888252140″ title=”Polícia Militar faz operação para evitar crimes em coletivos e pontos de ônibus”>https://farm1.staticflickr.com/755/23421117299_64ba0106e8_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Polícia Militar faz operação para evitar crimes em coletivos e pontos de ônibus”>