17/12/15 21:06
Atualizado em 17/12/15 às 21:06

Início das obras de quatro novos viadutos em Águas Claras é oficializado

Nesta quinta-feira (17), governador Rodrigo Rollemberg autorizou a construção dos elevados que vão interligar ruas da região administrativa por cima dos trilhos de metrô


Operário trabalha em obra do viaduto próximo à estação de metrô Concessionárias
Operário trabalha em obra do viaduto próximo à estação de metrô Concessionárias . Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, oficializou, nesta quinta-feira (17), o início das obras de quatro novos viadutos em Águas Claras. A cerimônia ocorreu na Rua 37 Norte, ao lado da estação de metrô Concessionárias. A construção foi anunciada pelo chefe do Executivo em maio, nas comemorações dos 12 anos da região administrativa.

Com o objetivo de desafogar o trânsito em Águas Claras, os elevados começaram a ser erguidos em 1º de dezembro. Eles vão interligar a Rua 37 Norte à 37 Sul; a 36 Norte à 36 Sul; e as vias internas da região à Rua Manacá e à Rua Alecrim, todos por cima dos trilhos de metrô.

Durante o evento, Rollemberg disse que as intervenções vão contribuir para melhorar a qualidade de vida dos moradores do ponto de vista da mobilidade urbana. Ele destacou ainda o cuidado do governo na elaboração dos estudos para construí-las. “Fizemos a licitação da forma adequada para que não haja interrupções depois que a obra começar”. Três empresas venceram a concorrência pública.

De acordo com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), as construções terão estrutura mista — metálica e de concreto — e custarão R$ 14.244.501,11 aos cofres públicos — média de R$ 3,5 milhões para cada uma. O prazo para conclusão é de cinco meses.

Trânsito
O diretor-presidente da Novacap, Hermes de Paula, afirmou que a obra não trará transtornos à comunidade. Segundo ele, não haverá necessidade de bloquear o trânsito, e parte do serviço será feito fora do horário de funcionamento dos trens de metrô. De Paula ressaltou também a importância da benfeitoria para integrar Águas Claras.

Estiveram na solenidade os secretários de Mobilidade, Marcos Dantas; de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade; o administrador regional, Valdeci Machado; e a deputada distrital Telma Rufino (sem partido), entre outras autoridades.

Veja a galeria de fotos:

Governador oficializa início das obras de quatro novos viadutos em Águas Claras