18/12/2015 às 15:10

Conselho Tutelar de Taguatinga Sul é reinaugurado

Há duas semanas em funcionamento, após passar por reforma durante seis meses, local foi entregue oficialmente nesta sexta-feira (18)

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília


. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

A sede do Conselho Tutelar de Taguatinga Sul foi reformada e entregue oficialmente à população na manhã desta sexta-feira (18). Além de receber novos móveis, a estrutura teve as instalações de hidráulica e elétrica refeitas e o piso, as janelas e as portas trocados.

O espaço recebeu ainda brinquedoteca, sala de reuniões e eletrodomésticos como fogão e geladeira. Responsável pelas melhorias, a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude pretende finalizar as obras dos Conselhos Tutelares de Brazlândia e de São Sebastião ainda neste ano. A previsão é que as inaugurações sejam no início de 2016.

Essa foi a primeira grande reforma realizada pela pasta, mas reparos já foram feitos nas unidades do Gama, Park Way e Lago Sul. Em Taguatinga, as intervenções duraram seis meses e custaram R$ 300 mil — verba da própria secretaria. A edificação, com 300 metros quadrados de área, tem mais de 50 anos e abriga o conselho tutelar desde 2008.

Segundo o titular de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Aurélio de Paula Guedes Araújo, o órgão tem se esforçado para que todos os 40 conselhos tutelares de Brasília passem por melhorias. As próximas unidades beneficiadas serão as do Riacho Fundo I e de Samambaia. “Estamos avançando em políticas públicas e caminhando para uma realidade onde a criança é prioridade.”

Sede temporária
Durante os meses de reforma, os atendimentos foram transferidos para um prédio vizinho, em uma estrutura da Junta Militar. Há duas semanas, os funcionários voltaram à sede reformada. “Agora, podemos dar ao cidadão o que ele merece: ser atendido de forma respeitosa, mais humana e digna”, disse Marcos Maurício Rodrigues Pereira, coordenador da unidade. Ele trabalha no Conselho Tutelar de Taguatinga Sul há três anos e contou que o local apresentava problemas como falta de iluminação, buracos no piso e entupimento na rede de esgoto.

Também participaram da reinauguração do Conselho Tutelar de Taguatinga Sul o administrador de Taguatinga, Ricardo Lustosa Jacobina, o deputado distrital professor Israel (PV) e a subsecretária de Políticas de Proteção à Criança e ao Adolescente, Veruska Alves.