24/12/2015 às 12:32

Tudo pronto para a construção do Deck Sul

Previsão é que o espaço de lazer, que ficará próximo à Ponte das Garças, receba 6 mil visitantes por semana

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Parte importante do plano da recuperação da orla do Lago Paranoá será colocada em prática a partir da próxima semana. A construção do espaço de lazer e de preservação ambiental Deck Sul, na Avenida das Nações (L4 Sul) — próximo à Ponte das Garças — foi anunciada na manhã desta quinta-feira (24) pelo governador de Brasilia, Rodrigo Rollemberg, e começa na segunda-feira (28).

“É uma grande alegria colocar em prática mais uma etapa da democratização dos espaços públicos de Brasília”, declarou o governador, após assinatura da ordem de serviço para o início das obras. “Vamos oferecer uma nova alternativa de entretenimento e lazer e incentivar o turismo na cidade”, resumiu Rollemberg.

O investimento será de R$ 10.733.370,10 — recurso oriundo de convênio entre a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap). A previsão para a conclusão é de seis meses e a expectativa, de 6 mil visitantes por semana.

Infraestrutura
O local será composto por  deck em madeira com 551,06 metros, 7.454 metros de calçadas, pista de cooper com 1.514,60 metros e 1.536,60 metros de ciclovias. Também farão parte do complexo três parques infantis, ponto de encontro comunitário, circuito inteligente com equipamentos de ginástica, anfiteatro, circuito de skate, quadras poliesportiva e de vôlei de areia.

O estacionamento terá 152 vagas. Estão previstos também 12 sombreiros em madeira com mesas e banquinhos para jogos de xadrez e dama, quatro mesas para tênis de mesa, 52 bancos em madeira, 17 pergolados — estrutura decorativa em madeira —, 122 bancos em concretos, chuveiros, lixeiras, bebedouros e umidificadores de ar.

O administrador regional do Plano Piloto, Marcos Pacco, definiu o espaço de convivência como um presente para a cidade. “Essa é uma demanda antiga da população, estamos muito felizes em realizar esse projeto.”

Também estiveram no evento o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Julio Cesar Peres, o secretário-adjunto de Relações Institucionais e Sociais, da Casa Civil, Igor Tokarski, os presidentes da Terracap, Alexandre Navarro Garcia, e da Novacap, Hermes de Paula, o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), Jayme Amorim de Sousa, e os deputados distritais Roosevelt Vilela (PSB) e Rodrigo Delmasso (PTN).

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157660407529754“; title=”Tudo pronto para a construção do Deck Sul”>https://farm2.staticflickr.com/1453/23836322562_82d85fce64_c.jpg“width=”800″ height=”531” alt=”Tudo pronto para a construção do Deck Sul”>