06/01/2016 às 17:55

Novacap faz limpeza de bueiros em Ceilândia

Equipes trabalham na QNM 19, onde encontram muito lixo e entulho nas galerias. Caminhões com compressor de água ajudam a desobstruir a rede pluvial

Por Rafael Alves, da Agência Brasília


. Foto:Tony Winston/Agência Brasília

Servidores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) estiveram em Ceilândia nesta quarta-feira (6) para o serviço de limpeza nas bocas de lobo. Os funcionários desobstruíram bueiros e parte de galerias no Conjunto L, da QNM 19. Em um dos locais com mais quantidade de lixo e entulho na tubulação, o serviço deverá continuar nesta quinta-feira (7).

Desde o início da semana os servidores esvaziam bueiros em sete conjuntos da QNP 11 e em quadras residenciais de Taguatinga Norte. Segundo eles, devido ao período chuvoso, diversas vezes a operação precisa ser interrompida. Os funcionários estão divididos em três equipes e atuam com máquinas e caminhões equipados com compressor de água para desentupir as galerias pluviais.

De acordo com o chefe de Manutenção de Águas Pluviais, da Novacap, Roberto Perrella, a população precisa ter mais consciência e cidadania e não jogar lixo na rua. “A rede não suporta ligações clandestinas nem grande quantidade de objetos, por isso, se todos os cidadãos fizerem a sua parte, os transtornos serão menores”, alerta Perrella. “Dependendo do caso, é preciso quebrar o asfalto, demolir algum tipo de construção e refazer parte da rede.”

Em todo o ano passado os servidores desobstruíram 26.618 metros da rede de águas pluviais em 10.516 bocas de lobo em todo o Distrito Federal. Diariamente, as equipes recolhem sacos de lixo, garrafas PET, restos de construção, madeira e isopor que entopem a rede e dificultam o serviço. Essa manutenção é necessária para diminuir a obstrução dos bueiros — que causa inundações e alagamentos principalmente no período chuvoso.

Colaboração
O cidadão pode fazer reclamações sobre problemas na rede pluvial ou pedidos para limpar bocas de lobo em todo o DF. Basta ligar para o número 3403-7427, da Manutenção de Águas Pluviais da Novacap, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. De acordo com a companhia, o serviço na rede de esgoto é feito diariamente em todo o Distrito Federal, mas ocorrências registradas pela população são tratadas como prioridade.

Pedidos de limpeza
Manutenção de Águas Pluviais da Novacap
De segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas
Contato: (61) 3403-7427

Leia também:

Galeria dos Estados e Setor Comercial Sul são revitalizados

Novacap soma mais de 87 mil ações preventivas para o período das chuvas

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157663102359301″ title=”Novacap faz limpeza de bueiros em Ceilândia”>https://farm2.staticflickr.com/1537/23844860609_d44ea9c807_c.jpg”width=”800″ height=”531″ alt=”Novacap faz limpeza de bueiros em Ceilândia”>