27/01/2016 às 15:36

Agentes da Defesa Civil e bombeiros vistoriam casas noturnas da capital

Meta é percorrer cerca de 60 estabelecimentos até o fim da operação, em 3 de fevereiro, para checar questões de segurança

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília


. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Até 3 de fevereiro, cerca de 60 boates e casas noturnas do Distrito Federal serão fiscalizadas pela Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, ligada à Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, e pelo Corpo de Bombeiros Militar. A operação começou na quarta-feira (20) e, até essa terça (26), 12 locais passaram pela vistoria — três deles foram notificados a corrigir, dentro de sete dias, problemas na rede elétrica (fiação sem proteção, quadro aberto e deficiência na sinalização de emergência).

O trabalho de inspeção conta com quatro agentes da Defesa Civil e seis bombeiros. De acordo com o coordenador de Planejamento da Defesa Civil, major do Corpo de Bombeiros Mário Henrique Furtado, além da rede elétrica, são avaliadas questões como estrutura do local, documentação, sistema hidráulico, plano de fuga em caso de incêndio, equipamentos de combate a chamas e situação da empresa de segurança privada.

As vistorias ocorrem durante a tarde, mas, em alguns casos, o grupo volta no período noturno, quando o estabelecimento está aberto ao público, para avaliá-lo em funcionamento. “O objetivo é saber se o local garante as condições mínimas de segurança para o frequentador”, destaca o major Furtado. Segundo ele, a operação foi iniciada neste momento em virtude da proximidade do carnaval, quando várias casas promovem eventos.

Durante a fiscalização, a equipe busca possíveis irregularidades. Caso algo seja constatado, é dado um prazo por meio de notificação para correção. Nesse período, o local pode funcionar normalmente, mas caso não haja regularização, é interditado.

Major Furtado recorda que, em março do ano passado, um incidente em uma boate no Lago Sul quase se transformou em uma tragédia. Durante uma briga generalizada, as pessoas tentaram deixar o lugar, mas a equipe de segurança teria barrado a passagem. A Polícia Civil investiga o caso. Para evitar esse tipo de ocorrência, durante a operação a Defesa Civil verifica a documentação referente a essas equipes e orienta os empresários para que profissionais qualificados sejam contratados.

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157663945253766″ title=”Agentes da Defesa Civil e bombeiros vistoriam casas noturnas da capital”>https://farm2.staticflickr.com/1627/24561948111_ca31b5bb57_c.jpg”width=”800″ height=”534″ alt=”Agentes da Defesa Civil e bombeiros vistoriam casas noturnas da capital”>