29/01/2016 às 14:41

Polícia Militar retoma passeios ciclísticos em Ceilândia às terças-feiras

Iniciado em abril de 2015, projeto foi interrompido em dezembro e recomeçará na semana que vem. Qualquer pessoa pode participar

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília


Primeira edição do passeio noturno, em abril de 2015, promovido pelo 10º Batalhão de Polícia Militar
Primeira edição do passeio noturno, em abril de 2015, promovido pelo 10º Batalhão de Polícia Militar. Foto: Andre Borges/Agência Brasília-7.4.2015

A partir de terça-feira (2), quem quiser pedalar com a Polícia Militar em Ceilândia pode preparar a bicicleta. O 10° Batalhão de PM reiniciará o projeto de passeios noturnos que começou em abril do ano passado e foi interrompido durante pouco mais de um mês por conta do recesso de fim de ano e das constantes chuvas de janeiro. A participação é gratuita.

Crianças e adolescentes menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais, e todos precisam levar a própria bicicleta para fazer o percurso, que terá início no batalhão, no Setor de Indústria do Setor O, Quadra 1, em Ceilândia Norte. A concentração será às 19 horas, com um culto em memória do ciclista morador de Ceilândia morto em dezembro no Recanto das Emas. A saída está marcada para as 20 horas, e o retorno, para as 22 horas.

O projeto ocorrerá toda terça-feira, exceto em feriados e recessos. A ideia é que sempre haja, antes da pedalada, apresentações culturais com atrações locais, sem custos para a corporação. “Percebemos que a comunidade tem se aproximado mais da polícia e tem conseguido participar mais da construção da segurança pública”, acredita o chefe da Comunicação Social do batalhão, tenente Luciano Lino. Ele afirma que os moradores passaram a se sentir mais à vontade para opinar sobre o policiamento e apresentar demandas.

O primeiro passeio noturno promovido pelo batalhão foi em 7 de abril de 2015, como parte da programação do aniversário de 44 anos de Ceilândia. Desde então, uma média de 150 ciclistas separam a terça-feira para pedalar cerca de 20 quilômetros ao lado de policiais militares.

Para participar, não é necessário fazer inscrição. Basta comparecer ao ponto de encontro no horário marcado. Em 5 de abril, antes do passeio ciclístico, os policiais farão solenidade para comemorar o primeiro ano do projeto. Eles também estão arrecadando doações para a família do ciclista morto em dezembro, que deixou esposa e cinco filhos. As entregas devem ser feitas no batalhão, das 13 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

Leia também:

PM atuará de forma mais integrada com ciclistas

PM promove passeio ciclístico semanal em Ceilândia