02/02/2016 às 12:12

Estação Central do metrô recebe a percussão do grupo Batalá no sábado

O show com cerca de 80 mulheres ocorre no dia 6, na Rodoviária do Plano Piloto, com início previsto para as 12h30

Por Dayane Oliveira, da Agência Brasília

Neste sábado (6), às 12h30, a Estação Central da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), na Rodoviária do Plano Piloto, recebe a banda Batalá de Brasília em uma apresentação extra. O show faz parte da edição especial de carnaval do projeto Estação Metrô Cultura, com o objetivo de levar música às estações e prestigiar os artistas locais.

O projeto ocorre a cada 15 dias desde março de 2015 e sempre às sextas-feiras. De lá para cá, 23 artistas exibiram-se no espaço. No ano passado o grupo apresentou-se duas vezes no local.

Formado por mulheres de todas as idades, o Batalá foi fundado em 2003. Atualmente, conta com cerca de 80 integrantes no embalo do samba-reggae. Por meio de instrumentos de percussão — surdo, dobra, repique e caixa — e da dança, elas divulgam a cultura afro-brasileira em repertório que já preencheu cinco CDs. Em 2016, a banda se prepara para lançar o sexto trabalho. O show no sábado terá 25 minutos de duração, e as percussionistas mostrarão músicas do compositor Giba Gonçalves.

Para a integrante e voluntária na área comercial do grupo, a profissional de turismo Lilia Tanner, de 55 anos, o grupo sempre encanta por onde passa. “São mulheres tocando os tambores e exprimindo a sua verdade, sua coragem, sua força, e isso sempre chama muito a atenção das pessoas que passam”, analisa. “O som do tambor fala ao coração e sempre encanta.”

Para acompanhar os ensaios do Batalá
Sábados, das 10 às 13 horas, no Estacionamento 11 do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek