05/02/2016 às 19:44, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Defesa Civil notifica 14 casas noturnas

Fiação exposta, ausência de projeto de incêndio, falta de sinalização de emergência, infiltrações e telhas soltas foram alguns dos problemas encontrados durante vistoria

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, notificou 14 das 56 casas noturnas e boates vistoriadas de 20 de janeiro a 3 de fevereiro. A operação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar e teve o objetivo de avaliar as condições estruturais desses estabelecimentos. Integrantes do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Distrito Federal acompanharam algumas ações. A entidade prestou apoio técnico para verificar as casas.

Responsável pela fiscalização, o coordenador de Planejamento da Defesa Civil, major do Corpo de Bombeiros Mário Henrique Furtado, destacou que os principais problemas encontrados foram fiação exposta, ausência de projeto de incêndio, falta de sinalização de emergência, infiltrações e telhas soltas.

A partir de agora, os proprietários têm de 7 a 30 dias para adequar o local às exigências feitas pelas forças de segurança. “Caso não sejam obedecidas as determinações, essas casas podem ser interditadas”, alertou o major. Durante os reparos, os empreendimentos podem funcionar normalmente.

Furtado informou que a meta era vistoriar 60 unidades, porém não foi possível encontrar os estabelecimentos abertos em quatro casos, a serem retomados posteriormente. Além desses e dos 14 notificados, outros nove não funcionavam, e três não exerciam mais atividades relacionadas ao alvo da operação. 

“A importância de uma vistoria em conjunto como essa é prevenir acidentes e identificar fatores de riscos aos frequentadores”, sintetizou o coordenador. Ele acrescentou que a equipe retomará, ao longo do ano, as vistorias a casas noturnas e boates e a outros que tenham a finalidade de atender o público. “Em junho, às vésperas do Dia dos Namorados (12), iremos aos principais motéis do DF para saber se eles oferecem condições adequadas de uso ao cidadão.”

Leia também:

Agentes da Defesa Civil e bombeiros vistoriam casas noturnas da capital