06/02/2016 às 20:37, atualizado em 12/05/2016 às 17:47

Campanha bonifica consumidores que encontrarem produtos vencidos

Regras preveem que comprador receba outros cinco artigos iguais, desde que adquira um que esteja dentro do prazo de validade

Por Samira Pádua, da Agência Brasília


. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O consumidor que encontrar um produto fora do prazo de validade, avisar o estabelecimento e comprar um igual em boas condições de consumo terá o direito de receber outros cinco itens idênticos. A regra é da campanha De Olho na Validade, vigente no Distrito Federal desde 2013 e resultado de uma parceria do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF) com a Associação de Supermercados de Brasília (Asbra).

O acordo durou dois anos e foi renovado — com algumas alterações — em dezembro de 2015 por igual período. O objetivo é evitar que mercadorias impróprias sejam colocadas à venda. Uma das mudanças mais significativas está na quantidade de produtos recebidos. “No modelo anterior, a cada item identificado fora do prazo, o consumidor tinha o direito de receber outro em troca”, explica o diretor-geral do Procon-DF, Paulo Márcio Sampaio.

A alteração da regra foi motivada após a verificação de fraudes. O superintendente da Asbra, Marcelo Marinho, esclarece: “O objetivo é beneficiar o consumidor, o cliente, não as pessoas de má-fé”. Além disso, a compra de um produto antes de receber os outros gratuitos não era exigida até dezembro passado.

Como funciona
A bonificação independe da quantidade de artigos vencidos localizados, ou seja, mesmo que alguém encontre dez refrigerantes vencidos, o bônus é limitado a cinco itens.

Se não houver o produto em estoque, o consumidor pode escolher um similar de mesmo preço. Caso não haja equivalente, a pessoa deve optar por outro da mesma seção. No entanto, se o valor desse for superior ao do item vencido, deve-se pagar a diferença; se a mercadoria for mais barata, o comprador fará jus ao crédito correspondente em outros produtos. De acordo com o regulamento, não é possível receber crédito em dinheiro.

Estabelecimentos
A regra vale para todos os associados da Asbra — cerca de 220, de acordo com a entidade, incluindo pequenas e grandes redes. A lista pode ser acessada na página da associação na internet. Além disso, o acordo prevê que os estabelecimentos participantes tenham cartaz que informe as regras da campanha. Outra mudança é que a campanha fica suspensa entre meia-noite e 6h59, já que esse período é reservado para que os fornecedores retirem os itens vencidos.

“O acordo não exime a responsabilidade do fornecedor de apresentar produtos com validade, com qualidade. O que se busca é, por parte da população, um auxílio aos fornecedores na identificação do que precisa ser substituído”, destaca Sampaio.

Segundo ele, o interesse do instituto não é multar estabelecimentos, mas fazer com que os serviços sejam bem prestados e as relações de consumo, equilibradas. A orientação para quem perceber problemas quanto ao cumprimento da campanha é entrar em contato imediatamente com o Procon-DF, pelo número 151.

Quando o consumidor encontrar artigos fora da validade em estabelecimentos não associados à Asbra, a recomendação é procurar o Procon por telefone, pessoalmente ou pelo aplicativo do instituto. Se tiver adquirido um produto dessa forma, deve-se buscar uma solução com o estabelecimento e, caso necessário, procurar o Procon-DF.

Lei
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990), são impróprios ao uso e consumo os produtos cujos prazos de validade estejam vencidos. Colocá-los à venda é considerado prática abusiva.

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