09/02/2016 às 15:16, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

16 toneladas de lixo recolhidas em mais um dia de folia

Principais resíduos encontrados foram latas de bebidas, garrafas plásticas, folhetos e papelões

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília


Em Taguatinga, 1,5 tonelada foi retirada da Praça do DI, que recebeu dois blocos carnavalescos
Em Taguatinga, 1,5 tonelada foi retirada da Praça do DI, que recebeu dois blocos carnavalescos. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Entre ontem (8) e a manhã de hoje (9), foram coletadas 16 toneladas de lixo nos 12 eventos carnavalescos ocorridos em Brasília. Equipes do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) estiveram em seis blocos de rua no Plano Piloto, além de outros seis espalhados por outras regiões do Distrito Federal, como o Asé Dudu e o Mamãe Taguá, ambos na Praça do DI, em Taguatinga, de onde foi recolhida 1,5 tonelada de entulho.

O lixo retirado no terceiro dia de festa se soma às 59,6 toneladas coletadas no sábado e no domingo. Os principais resíduos encontrados foram latas de bebidas, garrafas plásticas, folhetos e papelões.

Cerca de 2,3 mil garis estão distribuídos pelos principais blocos da cidade desde o início do pré-carnaval, no fim de janeiro. Eles se dividem em três turnos, e o trabalho começa com a saída dos blocos e segue assim que a folia termina. O arremate é feito logo durante as primeiras horas da manhã seguinte. Durante os eventos, o SLU entrega sacos aos ambulantes para que eles separem o lixo.

Campanha
Após o término do carnaval deste ano, a autarquia dará um certificado aos blocos que mais se empenharem em manter os locais de festa livres de sujeira. A iniciativa faz parte da campanha Bloco Brasília Limpa. Os grupos serão avaliados em relação a questões como autogestão dos resíduos (quando o bloco faz a limpeza por conta própria e dispensa o trabalho da autarquia), divulgação de mensagens educativas e colocação de lixeiras no local do evento.

Fiscalização
A exemplo de sábado (6), nessa segunda-feira foi emitido apenas um auto de apreensão de bebidas vendidas em garrafas de vidro. A ação ocorreu no Aparelhinho, na Quadra 1 do Setor Bancário Sul.

Divididos em 32 equipes, 85 fiscais da Agência de Fiscalização (Agefis) começaram a atuar por volta das 8 horas de ontem e seguiram até o desfecho dos blocos. Também durante o dia, servidores da autarquia estiveram na Rodoviária do Plano Piloto para coibir o comércio irregular de bebidas.

Leia também:

1,2 mil garis garantem a limpeza dos locais de festa nesta segunda (8)

Veja a galeria de fotos:

16 toneladas de lixo recolhidas em mais um dia de folia